Na ABI, debate sobre
Pedro Casaldáliga


09/12/2019


No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, às 18:30 hs, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) sediará, no 7º andar, o lançamento da segunda edição do livro “Um bispo contra todas as cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga” (Editora Vozes), da jornalista e escritora Ana Helena Tavares.

Dom Pedro Casaldáliga (91), bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), se notabilizou como poeta, Já aos  8 anos de idade, ainda na sua Catalunha (ESP), redigiu um texto chamado “Memórias de um aspirante ao jornalismo”. E, de fato, durante toda a sua vida, tanto na Espanha como no Brasil, atuou no jornalismo, inclusive criando em São Félix, em 1970, o jornal Alvorada, que resiste até hoje. Não é, portanto, um mero acaso homenageá-lo na Casa do Jornalista.

O evento contará com uma mesa de debate composta pela biógrafa, Ana Helena Tavares, conselheira da ABI, o padre Ricardo Rezende, que durante anos residiu no Sul do Pará e conviveu de perto com Casaldáliga, o pastor Henrique Vieira, o Babalaô Ivanir dos Santos, além de Chico Alencar e Reimont Otoni.

Os participantes da mesa falarão sobre como o biografado abraçou a luta por diversos direitos humanos, tais como: o direito à comunicação, o direito ao trabalho livre, o direito à igualdade racial, o direito ao Estado laico, e até mesmo o direito ao afeto. O livro estará à venda no local por 49 reais, sendo possível o pagamento em dinheiro ou cartão. Haverá sorteio de camisetas e CDs com poemas do biografado.

*Postado em 7 de dezembro