Biblioteca Pública do Rio homenageia ABI dia 30


26/06/2008


Na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 16h, com entrada franca, a Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro apresenta a palestra “Um olhar sobre João do Rio”, com o jornalista João Carlos Rodrigues. O evento homenageia o centenário da Associação Brasileira de Imprensa e marca, também, o lançamento da terceira edição da Revista Almanaque das Letras, uma publicação do Projeto Rede do Conhecimento.

João do Rio é o pseudônimo do escritor e jornalista carioca João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, que nasceu em 1881 e se tornou conhecido como o grande cronista da urbanização carioca. Em 1910, aos 29 anos de idade, entrou para a Academia Brasileira de Letras. Foi redator de jornais importantes, como O Paiz e Gazeta de Notícias, e morreu em 1921, vítima de infarto, ao deixar a redação do recém-fundado A Pátria.

Uma de suas obras mais conhecidas, “A alma encantadora das ruas”, de 1908, é fruto do trabalho jornalístico de João do Rio, em sua busca da gente mais pobre da cidade. “Oh! Sim, as ruas têm alma. Há ruas honestas, ruas ambíguas, ruas sinistras, ruas nobres, delicadas, trágicas, depravadas, puras, infames, ruas sem história, ruas tão velhas que bastam para contar a evolução de uma cidade inteira (…)”, diz um trecho da crônica “A rua” .

O palestrante João Carlos Rodrigues é carioca, jornalista e pesquisador. Autor dos livros “O negro brasileiro e o cinema” (Ed. Globo, 1988; Ed. Pallas, 2000), “Bibliografia completa de João do Rio” (Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro, 1993) e “João do Rio: uma biografia” (Ed. Topbooks, 1996), também produziu CDs e escreveu roteiros para o cinema e a TV.

Segundo Ana Ligia Medeiros, Superintendente de Bibliotecas, é muito oportuno o centenário da ABI coincidir com a homenagem a João do Rio, pois o jornalista, “infelizmente pouco lembrado”, foi um dos mais populares autores de sua época.

A Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro fica na Av. Presidente Vargas, 1261 — Centro. O telefone é (21) 2224-6184.