Austrália culpa EUA por vazamentos do WikiLeaks


08/12/2010


A Austrália culpou os Estados Unidos nesta quarta-feira, dia 8, pela divulgação de documentos diplomáticos dos Estados Unidos pelo site WikiLeaks, após a prisão de seu fundador, o jornalista australiano Julian Assange, nesta terça-feira, 7, no Reino Unido. Ele é acusado de cometer crimes sexuais na Suécia.
 
Julian Assange se entregou à polícia britânica na terça-feira, 7, depois da emissão um mandado de prisão, e permanecerá preso até a audiência marcada para o dia 14 de dezembro.
 
—Assange não é responsável pela divulgação não autorizada de 250 mil documentos da rede de comunicações diplomática dos EUA, disse o Ministro de Relações Exteriores da Austrália, Kevin Rudd. Os americanos são responsáveis por isso.
 
A fonte original do vazamento não é conhecida, mas Bradley Manning, um oficial do Exército americano que trabalhava como analista de inteligência no Iraque, foi acusado por autoridades militares de baixar, sem autorização, mais de 150 mil documentos do Departamento de Estado dos EUA. Ele está preso há um ano.
 
A partir das acusações contra Assange, várias empresas suspenderam o serviço que viabiliza a transferência de doações para o WikiLeaks, entre as quais a Visa, Mastercard, e Amazon.
 
Segundo o jornal britânico The Guardian, a administradora de cartões de crédito Mastercard teve seu site atacado nesta quarta-feira, dia 8, por um grupo de ativistas online identificado como Anonymous (Anônimos), que teria realizado um ataque de negação de serviço, deixando o site inacessível para muitos usuários. A ação foi chamada de “Operation: Payback” (“Operação: Troco”). O grupo de ativistas teria publicado um manifesto em defesa de Assange. O 
Paypal, site usado para pagamentos online, também foi alvo dos hackers.

*Com informações de O Globo.