Atentado terrorista deixa três jornalistas feridos na cidade de Aleppo, na Síria


Por Cláudia Souza*

03/08/2015


Ataque terrorista em Aleppo, na Síria (Foto: Wikimedia Commons)

Ataque terrorista em Aleppo, na Síria (Foto: Wikimedia Commons)

O repórter Shadi Helweh e o cinegrafista Fadi Kharuf, da TV síria por satélite, e o câmera George Orfelian, da Agencia Nacional Árabe Síria (SANA) foram atingidos por estilhaços de bomba durante a cobertura de uma ação militar contra terroristas na cidade de Aleppo. O estado de saúde dos jornalistas feridos é estável.

As intervenções militares, que também ocorreram em outras regiões da síria, provocaram baixas entre os extremistas cercados em Shiek Letfi, Karam Qaser, Rashidin, Dawar Khan Asal, Salihin, Sweidaa, Deraa e Balad.

Desde abril de 2011, profissionais de imprensa têm sido alvo de grupos terroristas na Síria. No período 33 jornalistas sírios foram assassinados durante o exercício da profissão.

No último dia 27, o fotojornalista sírio Thaer al-Ajlani, correspondente do Sham-FM e do jornal independente Al-Watan, morreu após ser atingido por um morteiro enquanto fazia a cobertura de operações militares em Khobar, ao leste da Síria.

Os jornalistas espanhóis Pampliega Antonio José Manuel Lopez e Anjo Tailors foram sequestrados por terroristas em 21 de julho último, em Aleppo, e seguem desaparecidos.

Em 9 de julho, Fady Hadid, cinegrafista do canal de TV sírio Al-Ikhbaria, foi ferido durante um ataque do Estado Islâmico à cidade de Hasaka.

Um mês antes o repórter Anas Salman e o cinegrafista Dergham al-Debeisi morreram durante a cobertura de um ataque terrorista próximo ao aeroporto de al-Thaala, na província de Sweida.

Em 10 de maio, Jaafar Younes, repórter do canal por satélite sírio, e Abdo Zammam, da TV Al-Ikhbariya ficaram feridos durante ação terrorista à cidade de Jisr al -Shughour.

Fonte: Agência de Notícias Prensa Latina