Alesp lembra os 45 anos do AI-5 e homenageia imprensa alternativa que combateu a ditadura


Por Cláudia Souza*

08/12/2013


santos dias prêmio

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza na noite desta nesta sexta-feira, 13, no Plenário Juscelino Kubitschek, a cerimônia de entrega do 17° Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos aos representantes de veículos de imprensa alternativa que lutaram contra a ditadura militar. A solenidade lembrará também os 45 anos do AI-5.

O presidente do Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp), deputado Adriano Diogo (PT), fará a entrega dos prêmios ao jornalista Raimundo Pereira, do  Movimento;  a D. Angélico Sandalo Bernardino, de O São Paulo e Grita Povo, vinculados à Igreja Católica Progressista, ao editor do jornal O Berro, de Ribeirão Preto, Vanderley Caixe (in memoriam), à Áurea Moretti e Madre Maurina (in memoriam), apoiadoras de O Berro.

A Comissão de Direitos Humanos concederá menções honrosas a diversos jornalistas vítimas da violência de policiais e de manifestantes enquanto cobriam os protestos ocorridos em São Paulo a partir de junho.

O grupo que denuncia adoções irregulares de crianças na cidade de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, também receberá menção honrosa.

Líder

O Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos é inspirado no metalúrgico Santo Dias, assassinado pela Polícia Militar durante uma greve da categoria, em 1979, na capital paulista.

Santo Dias integrava o comando de greve, liderava piquetes e mobilizava os trabalhadores para a paralisação. Considerado pelos militares como inimigo da ditadura, Santos Dias foi assassinado pelo PM Herculano Leonel, no dia 30 de outubro de 1979, em frente à antiga fábrica de lâmpadas Sylvania, na região de Interlagos, Zona Sul de São Paulo.