AFP contrata jornalista para checagem de dados


07/01/2019


A agência internacional de notícias AFP busca jornalista com experiência e motivação para trabalhar com verificação de fatos e dados (fact-checking) no escritório do Rio de Janeiro.

O candidato selecionado fará parte de uma rede de jornalistas especializados que a AFP está expandindo em todo o mundo e que tem uma importante função no desenvolvimento de uma nova atividade fundamental para a agência.

O candidato deverá ter um excelente conhecimento da atualidade brasileira e de como as notícias falsas e a desinformação se disseminam. Seu trabalho não apenas consistirá em detectar possíveis informações falsas em notícias, fotos e vídeos circulando na internet, mas também em rastrear a origem destas desinformações advindas de aplicativos de mensagem, fóruns e outras plataformas de comunicação.

O candidato deve ter um excelente estilo de redação e uma sólida experiência com jornalismo de investigação e uso de redes sociais. Também deverá ser capaz de trabalhar com rapidez.

Exige-se conhecimento de inglês e espanhol.

Os interessados podem enviar sua candidatura a factcheckrio@afp.com antes do dia 19 de janeiro de 2019 juntamente com seu currículo e uma carta de motivação de, no máximo, 400 palavras. Só os candidatos selecionados para entrevista serão contatados.

Fonte: Agência France Press