Entidade de SC veicula série sobre notícias falsas


19/01/2018


 

A Rede de Notícias ACAERT – RNA, braço jornalístico da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, veiculou nesta semana uma série de matérias sobre a proliferação das notícias falsas, as chamadas Fake News. O material foi disponibilizado no site da entidade para as emissoras associadas. “A ideia é tratar o assunto sob diferentes abordagens”, explicou o diretor de Jornalismo da ACAERT, Guido Schvartzman.

A RNA ouviu especialistas sobre os riscos das notícias falsas. Acompanhou reunião no Tribunal Superior Eleitoral – TSE que se prepara para combater essa ameaça nas eleições deste ano. Destacou também pesquisa que mostra como o brasileiro se comporta em relação às fake news. A série trouxe ainda dicas para não cair na armadilha das notícias falsas e cases de emissoras de Rádio e TV que desmentiram fake news por meio de um trabalho cuidadoso de checagem da informação.

Para a ACAERT, as emissoras de Rádio e Televisão, que são essenciais para a sociedade porque têm credibilidade, responsabilidade social e fazem criteriosamente seleção de tudo o que é colocado no ar, devem ser o contraponto ao que está na internet e outros meios sem compromisso social, como as redes sociais e blogs sensacionalistas de internet.

A série da Rede de Notícias ACAERT sobre o tema pode ser acessada no endereço www.acaert.com.br

Hoje continuamos abordando a questão das Fake News destacado o importante papel que os *veículos de Rádio e TV* têm nesse processo, *ajudando a desmascarar as Notícias Falsas*. Em emissoras essenciais o compartilhamento de Fake News não acontece.

Vamos continuar tratando esse assunto, sugerimos que além do material da RNA as emissoras também explorem o tema, engajando seus comunicadores.
 http://www.acaert.com.br/radios-e-a-tvs-sao-essenciais-para-desmascarar-as-fake-news-que-circulam-na-internet#.WmHEL2LJ2Ed