ABL promoveciclo de conferências


24/08/2012


A Academia Brasileira de Letras (ABL) inicia na próxima terça-feira,  dia 28, às 17h30min, o  ciclo de conferências “Entre a gramática e a linguística”, sob a coordenação do acadêmico, professor e filólogo Evanildo Bechara. A primeira palestra será ministrada pelo acadêmico e professor Arnaldo Niskier sobre o tema “Estrangeirismo: um bem, um mal?”.
 
O local do evento gratuito é o Teatro R. Magalhães Jr, na sede da AL, localizada na Av. Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. 
 
-Abrindo um espaço na série de mesas-redondas, a ABL promoverá este ciclo de conferências, tendo como objetivo o cumprimento estatutário do cultivo da língua portuguesa. O conjunto de palestras tratará de temas oportunos da investigação do nosso idioma, quais sejam as motivações culturais do ingresso de estrangeirismo no léxico do idioma, bem como os novos rumos da lexicografia no Brasil, a problemática sociolinguística da norma e inclusão social, assim como, fechando a temática, a consolidação do Acordo Ortográfico, às vésperas do seu início obrigatório, no começo do próximo ano”, disse Bechara sobre o encontro.
 
O ciclo prosseguirá no dia 4 de setembro, com a palestra “Os novos rumos da lexicografia no Brasil”, ministrada pelo professor e linguista Francisco S. Borba. No dia 11 de setembro, o tema do encontro é “Norma linguística e inclusão social”, com o professor Ricardo Cavaliere. No encerramento do ciclo, em 18 de setembro, o tema do debate será “A consolidação do Acordo Ortográfico da língua portuguesa”, com Evanildo Bechara.