ABI recebe debate da Comunidade 247 sobre livro De Lula a Bolsonaro – combates na internet


19/07/2022


A estranha travessia vivida pelo Brasil: do pleno emprego, com redução das desigualdades e um projeto nacional de desenvolvimento, sob o comando de Lula e Dilma, até o desmonte completo do Estado, com volta da fome e risco de fechamento autoritário, sob o governo de Bolsonaro e dos generais. Como se deu essa virada? Quais os capítulos dessa longa batalha que já dura uma década no país? O que explica o clima de ódio que gera ataques, destruição ambiental e crimes políticos graves como o ocorrido em Foz do Iguaçu?

Todas essas questões são tratadas em profundidade, num livro fundamental para entender o Brasil que se encontra em ebulição neste decisivo ano de 2022. De Lula a Bolsonaro – combates na internet foi escrito pelo jornalista Rodrigo Vianna e será o tema de um debate na próxima quarta-feira, dia 20 de julho, às 17 horas, no histórico auditório da ABI, no centro do Rio. O acesso ao auditório, no 9º andar, estará liberado a partir das 16h00.

Profissional com mais de três décadas de atuação na imprensa brasileira, com passagens pela Folha de S. Paulo, TVs Cultura, Globo e Record, Vianna hoje é apresentador e articulista do Brasil 247 – um dos principais veículos de comunicação que resistem ao avanço autoritário no Brasil.

O livro, que acaba de ser lançado pela Kotter Editorial, reúne textos escritos “a quente” por Vianna: são posts de seu blog Escrevinhador, que recontam a dura batalha política e os embates de comunicação num país em que a mídia comercial cumpre, muitas vezes, o papel de partido político conservador – tendo facilitado o avanço autoritário da Lava Jato e participado ativamente do Golpe de 2016 e da ascensão de Bolsonaro.

Os posts, agora impressos numa coletânea, mantém a forma de escrita rápida da internet e são editados numa sequencia cronológica – da campanha de 2010 até os arreganhos ditatoriais de Bolsonaro em 2021 – de tal maneira que o leitor mergulha numa espécie de vertigem, como se viajasse de novo ao passado recente do país.

A obra traz também reflexões, em cinco artigos de abertura mais alentados, sobre o papel da imprensa nos golpes brasileiros e sobre a centralidade da chamada Questão Nacional e do petróleo (desde Vargas/Jango/Brizola, até Lula/Dilma) nos embates decisivos no país.

No próximo dia 20 de julho, o autor estará na mesa de debate, ao lado dos jornalistas Leonardo Attuch, Hildegard Angel, Marcelo Auler, Regina Zappa e Florestan Fernandes, bem como do presidente da ABI, Octávio Costa, e da jurista Carol Proner. O público poderá fazer perguntas e participar ativamente do evento.

O evento marcará dois tentos: a retomada dos encontros presenciais da vibrante Comunidade 247 e a revitalização da centenária Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como palco de debates políticos junto à sociedade carioca.

Para reservar lugar no auditório, você pode entrar neste link – https:eventbrite.com.br/e/376499860217.

A compra do “ingresso” garante o livro de Vianna, que será entregue no dia 20 aos participantes, bem como o livro de Leonardo Attuch, De Jornalista a Youtuber (até durarem os estoques). Após o debate, os autores vão autografar os exemplares vendidos.