29 de setembro de 2022


Sextou


23/09/2022


Minas Gerais

Sexta-feira

América Latina na tela

De hoje até domingo, 25, 16ª Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. O tema deste ano é ‘Cinema Latino-Americano: Quais as Imagens da Internacionalização?’, que reflete sobre a atual produção do continente. São 116 filmes em pré-estreia e registros temáticos realizados em 20 estados brasileiros e 22 países. Entrada gratuita. Locais de exibição e programação completa no site cinebh.com.br.

Rio de Janeiro

Sexta-feira

Intensivo

Seminário presencial “Do Realismo às vanguardas russas: arte, filosofia e política na Rússia de entresséculos”. Arco histórico dos diferentes aspectos da cultura russa e soviética da virada do século XIX ao XX. Destaque no teatro para a obra do dramaturgo Aleksándr Ostróvski e dos encenadores Constantin Stanislavski, Vsévolod Meyerhold. No cinema, o tema principal é o trabalho do diretor Serguei Eisenstein. Até 21 de outubro, das 10h às 13h, na Escola de Teatro da UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Avenida Pasteur 436, Urca. Mais informações (21) 2542-2409

No rádio, para o mundo

Programação de hoje e sábado da web rádio Tribuna da Praia, “uma trincheira em defesa da sociedade, que toca com amor e já nasceu com o peso de 39 anos de história”. Assim se apresenta a rádio independente fundada em 1983 e que tem sede em Barra dos Coqueiros, município de Sergipe.

Programação

Sexta-feira, 23/09

00:00 – Madrugada Livre

06:00 – Sergipe é o país do forró

07 00 – A Hora do Rei

08:00 – Show da Manhã

10:00 – [Historietas] “Jerônimo, o herói do sertão”

11:00 – A voz do povo ( ao vivo), com Claudomir Herzog

12:00 – Jornal do Brasil, com Anderson Juck

12:10 – Fé e Reflexão

12:30 – Entrevista Especial

13:00 – Toca Raul

14:00 – Aquarela Sergipana

17:00 – Super Tarde

18:00 – A voz do povo (Gravado), com ClaudOmir Herzog

19:00 – Canal dos Esportes, com Aércio Eugênio

20:00 – Sexta básica, com Jucy Tavares

21:00 – Show da Noite

22:00 – Love Song’s

Sábado, 24/09

00:00 – Madrugada Livre

08:00 – Sábado Animado

09:00 – Rádio Portón (Gravado), com Carlos Pronzato

10:00 – [Rádio Novela] Rosa Luxemburgo, vida e obra de uma lutadora pelo socialismo

12:00 – Canudos, Cantos & Cantorias

14:00 – Axé, etc e tal

17:00 – Papo Musical

19:00 – Reggae/SE.

20:00 – Os embalos de sábado à noite

22:00 – Templo do Rock

Links para ouvir os programas

RadiosNet – http://l.radios.com.br/r/162750

Site: https://tribunadapraia.com.br/

Play – https://s07.maxcast.com.br:8056/live

On line, só até segunda-feira

Um pool de mídias alternativas disponibiliza para acesso gratuito o filme ‘A fantástica fábrica de golpes’, investigação realizada pelos jornalistas Victor Fraga e Valnei Nunes sobre a histórica tradição de golpes de estado no Brasil e na América Latina. O documentário mostra o papel da grande mídia e das fake news na derrubada de Dilma Rousseff, na campanha de lawfare, na prisão política de Lula, e na ascensão da extrema-direita que resultou nesta situação em que o país foi lançado. A partir das 15h desta sexta, 23, até dia 26, segunda-feira. Pelo link https://youtu.be/M6ja8zpeluY.

Mais informações pelo e-mail info@dirtymovies.org

Sábado                  

Parabéns

Neste sábado e domingo, XVII Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo em homenagem aos 31 anos do Jornal INVERTA e relançamento da versão impressa, aos 30 de reimpressão e circulação do jornal oficial de Cuba Granma Internacional no Brasil e 18 do acordo comercial com a Agência Latino-americana de Notícias – Prensa Latina no Brasil. O tema do XVII Seminário é ‘A Crise Orgânica do Capital, a Nova Geopolítica Internacional e o Brasil’. As palestras, seguidas de debate, começam às 9h da manhã. Encontro presencial no CEPPES, Centro de educação popular e pesquisas econômicas e sociais, rua do Matoso 54, Praça da Bandeira. A participação virtual e a programação completa podem ser acessadas pelo link https://seminario2022.ceppes.org.br/.

Batendo um bolão

Às 11h, times progressistas e de esquerda se enfrentam no primeiro grande Torneio de botão Lula Livre, dadinho e toque livre da Casa de Luzia. Para os interessados/as em participar, mas que não tenham botão, a organização empresta os “jogadores”. A inscrição antecipada ou na hora custa R$30,00. Premiação para os três primeiros colocados. Mais informações pelo zap 21-99402-7115.  A Casa de Luzia fica na rua Evaristo da Veiga 149, Lapa.

 Coisa mais linda

Neste sábado, oportunidade para assistir a peça ‘A casa e o mundo lá fora – Cartas de Paulo Freire para Nathercinha’. A menina tinha nove anos quando começou a se corresponder com o primo Paulo, muito mais velho. Ele estava exilado, morando bem longe do Brasil, e ia contando nas cartas como era o mundo lá fora. Mais tarde, Nathercinha descobriu que aquele primo era Paulo Freire, o grande educador e patrono da educação brasileira, e que as cartas vinham de longe por causa da ditadura civil-militar que jogou o país na miséria intelectual e cívica, forçando brasileiros a se refugiarem nos quatro cantos do planeta. Baseado no livro ‘A casa e o mundo lá fora’, de Nathercia Lacerda. Às 19h, no Teatro Noel Rosa, da UERJ, rua São Francisco Xavier, 524 , Maracanã. Entrada gratuita. Reserva de ingressos pelo Sympla  http://www.sympla.com.br/pr3uerj.

Domingo                                       

Cabô, meu pai

Maré muda com o luar
Futuro é pra quem lembrar
Se é isso que o pai ensinou
Cabô, meu pai, Cabô                                                                                 

(Moacyr Luz)

Neste 25 de setembro mais de 160 blocos vão tomar as ruas de várias cidades do Brasil no ‘Carnaval com Lula de Primeira’. A onda da cultura popular está confirmada em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Olinda, Campinas, Vitória, Distrito Federal, Valinhos, São José dos Campos, Santo André, Embu das Artes, Piracicaba, Ouro Preto, Porto Alegre e Belém. O manifesto divulgado pelos organizadores explica que a proposta de “colocar os blocos na rua com Lula de Primeira” é porque “acreditamos que o Carnaval de rua não pode ficar em silêncio frente à disputa entre o ódio e a vida. É urgente se posicionar e ocupar as ruas. Construir coletivamente com unidade na diversidade”, afirmam.  Participação no link  https://bit.ly/lulad1a  e  mais informações sobre locais e horários de concentração no link https://proxy.link.app/198886819888/forms.gle/GPhgVS386ETGrtPy7.

No Rio, a concentração é às 13h no Largo da Gloria, na Glória. A ideia é levar o baticumbum até o bairro vizinho da Lapa.

Antes, às 9h da manhã, a consciência foliã tem encontro na quadra da Portela com o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A festa CarnaLula é promovida pelo anfitrião da cidade, o prefeito Eduardo Paes. O comício de Lula nos Arcos da Lapa foi cancelado. A quadra da Portela, fica na Rua Clara Nunes 81, Madureira.

Explorando a história

Também no bairro da Glória, às 11h tem caminhada na centenária ladeira do Outeiro da Gloria onde o grupo Inspirações Ilimitadas inaugura o mural artístico que celebra as raízes da cidade do Rio de Janeiro. A obra fica entre os números 26 e 98.

Na rede, a qualquer dia e hora

O filme ‘Quebrando Mitos’ documenta a violência das políticas do presidente eleito em 2018 sobre o cotidiano da vida nacional. O roteiro de Carol Pires explora a “masculinidade catastrófica e frágil” do mandatário sob o ponto de vista de Fernando Grostein Andrade e do ator Fernando Siqueira, o casal LGBT que assina a direção. Em consequência de repetidas ameaças anônimas que sofreram , por causa das críticas à homofobia e demais preconceitos e racismos praticados pelo incumbente que ocupa o palácio do Planalto, eles se exilam na Califórnia e decidem fazer o documentário que passa pela origem do genocida, aborda a luta dos povos indígenas, a ação das milícias no Rio de Janeiro, responsáveis pelo assassinato de Marielle Franco,  a resistência contra o fascismo no Brasil, e reúne depoimentos, entre outros, de Jean Wyllys e Marcelo Freixo. Disponível no link https://quebrandomitos.com.br/wp/pt/.

Brasilia

Quarta-feira

Para todas e todos

Dias 28 e 29 a capital federal sedia o “Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional”, com exibição de filmes e oficina para educadores. O projeto, com chancela da Unesco, aproxima a arte audiovisual das crianças com deficiência visual, auditiva e intelectual, e mostra como educação, cultura, tecnologia e solidariedade podem ser agentes de transformação e inclusão social. No primeiro dia, o filme é Malévola. A divertida produção, que tem a atriz Angelina Jolie no papel principal, será exibida com recurso de três tecnologias de acessibilidade:  Audiodescrição, LIBRAS e Legenda Descritiva. Sessão às 9h e às 14h.No Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, edifício Senador Ronaldo Cunha Lima, anexo do Senado Federal, à Via N2, Bloco 2. Entrada gratuita. É preciso fazer inscrição pelo e-mail acessibilidade@senado.leg.br.

São Paulo

Quinta-feira

Ibsen em dia

No espaço Itaú Cultural, a peça ‘Um inimigo do povo’, história do dilema ético e político de um médico que descobre que sua cidade, com a   economia dependente do balneário e das termas locais, está com as águas contaminadas. Ele sente que deve denunciar, mas sabe que causará problemas econômicos e sofrerá a crítica pública. Dizer a verdade tem custos, mas o oposto vai contra seus ideais. Escrita há 140 anos pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). Espetáculo às 20h. Ingresso gratuito reservado com antecedência pela plataforma INTI. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista 149, Bela Vista.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012