19 de agosto de 2022


ABI protesta contra bloqueio de twitter de jornalista


15/01/2021


Jornalista Luiz Antônio Araujo (Imagem: Reprodução)

protesta contra bloqueio de twitter de jornalista

A ABI denuncia e protesta contra o bloqueio arbitrário da conta do jornalista Luiz Antônio Araujo, também professor da Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos), da PUC/RS no twitter. A justificativa para o ato, no início de janeiro, foi a postagem de supostas informações privadas sem autorização.

 

Araujo informa que o tuíte que motivou o bloqueio não contém informações privadas, mas duas imagens amplamente divulgadas pelos meios de comunicação: uma, da mesa da presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, vandalizada por invasores do Capitólio, em 6 de janeiro, e outra do personagem Dwight Schrute, da série “The Office”, disponível no streaming através da Amazon Prime Vídeo.

A imagem da mesa de Pelosi correu mundo no dia da invasão do Capitólio, tendo sido publicada e repercutida pela CNN, pela BBC e por jornais e revistas. O jornalista, em suas alegações já enviadas ao Twitter, afirma que o bloqueio é indevido, porque a invasão do gabinete é notícia de interesse público e a série televisiva faz parte do universo da ficção.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) manifesta solidariedade ao jornalista e professor, também colaborador da “Folha de S.Paulo” e BBC News Brasil, entre outros veículos, e reitera a necessidade de desbloqueio imediato da conta, instrumento de trabalho e de informação do profissional.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012