ABI prestigia lançamento do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário


14/09/2023


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, lançou na quarta-feira (13), em cerimônia no Salão Branco da Corte, o I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, abrindo as comemorações pelos 35 anos da Constituição Federal. Trata-se de uma iniciativa conjunta do STF e dos tribunais superiores em reconhecimento ao trabalho da imprensa brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito e da cidadania.

Em seu discurso, a ministra Rosa Weber explicou que poderão concorrer ao prêmio reportagens publicadas a partir do dia 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos três Poderes foram alvo de ataques antidemocráticos. Segundo a ministra, esses fatos reforçaram a necessidade de premiar trabalhos jornalísticos que divulguem o papel do Poder Judiciário na promoção da cidadania. “O jornalismo independente, livre e profissional é o maior e o melhor aliado no combate à desinformação, ao discurso de ódio e à intolerância”, observou.

A ministra afirmou que valores como a liberdade de expressão, a pluralidade de ideias e o diálogo franco entre diversos pontos de vista são essenciais em um sistema democrático, algo que é cotidianamente promovido pelo trabalho da imprensa no Brasil. “Os desafios atuais nos convocam à defesa intransigente do valor essencial da liberdade de imprensa e da integridade daqueles cujo ofício é levar informação para o pleno exercício da cidadania”, ressaltou.

Dividida em eixos temáticos, baseados na missão constitucional de cada um dos tribunais – STF, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM) –, a iniciativa premiará trabalhos jornalísticos em quatro categorias: jornalismo escrito (impresso ou online), de vídeo, de áudio e fotojornalismo.

As inscrições gratuitas serão abertas na próxima segunda-feira (18) e encerradas em 12 de janeiro de 2024. Informações detalhadas sobre as categorias, os temas, o cronograma e a forma de inscrição dos trabalhos podem ser acessadas no site www.tst.jus.br/premiojornalismojudiciario.

Também participaram do lançamento os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin, Nunes Marques e Dias Toffoli, além do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, do presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Francisco Joseli Parente Camelo, e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, que representou o presidente, ministro Lelio Bentes Corrêa.

Na plateia, além de representantes das Assessorias de Comunicação e de Imprensa dos órgãos do Poder Judiciário, estavam presentes a presidente da FENAJ, Samira de Castro; o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Thiago Tanji e o representante da ABI em Brasília, Armando Rollemberg.

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo, no qual cada um dos tribunais superiores que patrocinam o prêmio receberam uma qualificação que servirão como temas para inspirar as reportagens que disputarão o novo prêmio: o STF, qualificado como “o tribunal da Constituição”; o STJ, como “o Tribunal da Cidadania”; o TSE, como sendo “o Tribunal da Democracia”; o TST, como “o Tribunal da Justiça Social”; e o STM, como “o Tribunal Guardião da Hierarquia e da Disciplina das Forças Armadas”.