ABI pede que Taurus seja investigada por propaganda abusiva de armas


07/02/2023


Por Lauro Jardim, em O Globo

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) entrou com um pedido na Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) do Rio para que a Taurus seja investigada e punida por suposta publicidade abusiva de armas de fogo. Se confirmadas irregularidades, o caso pode levar à prisão representantes da empresa, uma gigante do setor.

A denúncia, assinada pelo advogado Carlos Nicodemos, é mais um capítulo da ofensiva da ABI contra a Taurus. No ano passado, a entidade já havia acionado o Conar e o Procon para que fosse analisada uma propaganda da companhia que associava o Dia da Independência a uma promoção de carabinas e fuzis. É sobre essa mesma campanha que se debruça a notícia-crime levada à Decon.

A alegação é de que a Taurus teria descumprido o Código de Defesa do Consumidor (CDC) ao ignorar normas que impõem ao setor publicitário a informar o consumidor sobre os riscos que os produtos oferecem à comunidade, entre outros detalhes omitidos nas peças em questão.

Enquanto a solicitação enviada ao Conar e ao Procon era pela remoção da propaganda (o que levou a Taurus a ser advertida pelo primeiro órgão), a demanda recente da ABI é para que se apure a existência de eventual delito relacionado à publicidade abusiva.

Em caso positivo, o CDC prevê até seis meses de prisão e cobrança de multa aos responsáveis.