ABI participa do Tribunal Tiradentes III


Por Cláudia Souza*

18/03/2014


Tribunal Tiradentes III - Programação

 

A Comissão da Verdade da PUC-SP “Reitora Nadir Gouvêa Kfouri” realiza nesta terça, dia 18, às 19h, o Tribunal Tiradentes III – Julgamento da Lei de Anistia: justiça para os crimes da ditadura, no Teatro Tuca, localizado na rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, em São Paulo.

O objetivo da Comissão da Verdade da PUC-SP é desencadear uma grande campanha para fazer de 2014 “não apenas o ano da verdade, mas também da justiça para os crimes cometidos pela ditadura civil-militar brasileira”. O protesto e a luta pela revogação da Lei de Anistia de 1979, principalmente de seus dispositivos que preveem a anistia recíproca, é mais um dos motivos que justificam a 3ª edição do Tribunal Tiradentes, cuja sentença será entregue à Comissão Nacional da Verdade.

O ato político contará com a presença de diversos organismos de direitos humanos, entidades da sociedade civil e órgãos públicos. A Associação Brasileira de Imprensa(ABI) será representada pelo jornalista Audálio Dantas.

O evento se relaciona a dois marcos da redemocratização do país: o Tribunal Tiradentes I, que em 1983 condenou a Lei de Segurança Nacional, e o Tribunal Tiradentes II, que no ano seguinte julgou o Colégio Eleitoral.

O encontro conta com a parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (São Paulo), da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, do Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça e do Núcleo Memória – Núcleo de Preservação da Memória Política.

*Com informações da PUC-SP