ABI participa do Laboratório Inovação Cidadã – Territórios, da UFRJ


14/05/2021


Como colaboradora do programa, a ABI integra as equipes dos projetos selecionados para participar do LABIC e da equipe de organização do Laboratório para desenvolvimento, prototipagem, pesquisa aplicada, sistematização, uso de tecnologias e ferramentas, documentação de processos ao longo do Laboratório. “É uma super oportunidade para ampliar a sua rede, criar portfólio e, de quebra, colaborar com o desenvolvimento de projetos incríveis!”, de acordo com Ivana Bentes, professora da UFRJ e idealizadora e coordenadora do projeto que foi implantado em 2009.

O Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ, implantado em janeiro de 2009 é um laboratório de inovação cidadã e tem como base a Central de Produção Multimídia (CPM) da Escola de Comunicação da UFRJ, no Campus da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. O Pontão da ECO tem como objetivos promover práticas colaborativas, que valorizem a diversidade, potencializar ações, projetos e iniciativas, atuar no campo das mídias livres, cultura de redes, economia viva, formação livre e educação formal. Também está aberto para receber, hospedar, apoiar projetos oriundos de plataformas colaborativas e apoiar técnica e conceitualmente a rede de Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, articulando esses Pontos como redes, grupos e coletivos de todo o Brasil com a universidade.

O projeto se iniciou como parte do Plano Básico proposto pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC) e hoje funciona de forma autônoma como projeto de extensão universitária da UFRJ.

Os eixos principais do Pontão são a transferência de conhecimentos e produção entre pares, cooperação livre, gestão compartilhada pela comunidade de produtores dos Pontos de Cultura e equipe do Pontão de Cultura Digital da ECO, implantação, utilização e suporte para sistemas alternativos multimídias de comunicação, produção e difusão; promoção de ações, práticas e conceitos que apontem para a emergência de uma “intelectualidade de massa” e uma cultura popular digital, ou seja, a distribuição da inteligência humana, com as transformações na forma de sentir, ser e conhecer.