ABI participa de debate sobre o Caso Cancellier em Fórum da Emerj


16/11/2023


O Fórum Permanente Diálogos do Judiciário com a Imprensa terá como tema, no encontro dessa sexta-feira (17/11), às 9 horas, o Caso Cancelleier.

O professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, suicidou-se, 18 dias depois de ser preso injustamente pela Polícia Federal, em 14 de setembro de 2017, sob acusação de corrupção; e de ser proibido de entrar no campus da UFSC.

Em um bilhete, ele escreveu: “A minha morte foi decretada quando fui banido da universidade!!!” Depois, constatou-se que não havia qualquer irregularidade nos atos de que fora acusado.

O diretor Geraldo Mainenti representa a ABI no Fórum Permanente Diálogos do Judiciário, desde a criação, a convite do presidente do Fórum, desembargador Fernando Foch, ex-conselheiro da ABI.

Os palestrantes serão a desembargadora federal Simone Schreiber, que abodará o tema Justiça Criminal: Influência da Mídia nos Casos de Grande Repercussão; o jornalista Paulo Markun: Imprensa e Ética: Linchamento e Responsabilidade da Mídia Sensacionalista; o desembargador Jessé Torres, do TJRJ: Aspectos Cíveis e Constitucionais do Caso Cancellier; e Acioli Antônio de Olivo, irmão do reitor Cancellier, que pela primeira dará a visão da família, sobre o caso.

O evento será remoto e presencial, franqueado ao público, na Rua Dom Manoel, 15, Centro do Rio. Aos estudantes de Direito serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ.

Mais informações no site da EMERJ: http://www.emerj.tjrj.jus.br