ABI ganha homenagem em premiação


24/10/2008


Por deferência do jornalista Adolfo Martins, Presidente do Grupo Folha Dirigida, como homenagem ao centenário da Casa, a ABI presidiu a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidades Educacionais 2008. A distinção foi concedida a três instituições — Colégios Pedro II e Santo Inácio e Instituto Militar de Engenharia — e a dez educadores, entre os quais o Senador Cristovam Buarque, que se encontra na Noruega, participando de uma reunião internacional de profissionais da Educação e foi representado na solenidade pelo sobrinho Bartolomeu Buarque.

 Folha Dirigida

 Maurício Azêdo

Ao agradecer a homenagem do Grupo Folha Dirigida, o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, destacou a trajetória centenária de luta em defesa das liberdades públicas, especialmente a de imprensa, e, a partir dos anos 70, dos direitos humanos, após o assassinato, numa prisão militar em São Paulo, do jornalista Vladimir Herzog, que completaria 33 anos de idade, dois dias depois de ser morto, em 25 de outubro de 1975.

Maurício salientou ainda a vinculação da Casa com a Educação, sobretudo através da atuação de alguns de seus ex-Presidentes, como Barbosa Lima Sobrinho, um dos primeiros professores de Economia do País, na antiga Faculdade de Ciências Econômicas do Estado do Rio de Janeiro. Destacou também as contribuições de Danton Jobim, um dos primeiros professores de ensino de Jornalismo no Brasil, como Cásper Líbero; e Fernando Segismundo, eminente professor de História do Pedro II, uma das instituições homenageadas.

Denúncias

        Evaldo Bechara e Dalva dos Santos

Além dos agradecimentos, o ato foi marcado pelo forte teor de denúncias de representantes do magistério: professor Edgar Flexa Ribeiro, Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro; de Wanderley Quedo, que acompanhou a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro; e de Zaia Brandão, da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ). Todos reclamaram justiça para os professores, sobretudo no que se refere à remuneração.

 Alícia Bonamino e Zaia Brandão

A 10ª edição do Prêmio Personalidades Educacionais, realizada na sede do Jockey Club do Rio de Janeiro, contou com a presença de grande parte da comunidade fluminense da área da Educação e coroou o trabalho de dois professores que, devido à terceira indicação, ingressaram na Galeria dos Grandes Educadores: Edgar Flexa Ribeiro e o filólogo e gramático Evanildo Bechara, representado por seu filho Evaldo.

Também foram eleitos pelos mais de seis mil votantes o Reitor da Unigranrio, Arody Cordeiro Herdy; o Senador Cristovam Buarque (PDT-DF); a Diretora da Escola Parque, Mary Ferraz; o Diretor da União dos Professores Públicos no Estado — Sindicato (Uppes), Raymundo Stelling Júnior; o Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves; o Chefe de Gabinete da Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e Reitor da Uezo, Roberto Boclin; o Presidente do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio), Wanderley Quêdo; e a professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Zaia Brandão.