ABI ganha catálogo e revista sobre HQ e cordel


03/03/2008


A ABI acaba de receber o catálogo da Marca de Fantasia e um número da Top! Top!, publicação da editora que foi criada em 1995, fruto de uma experiência com fanzines ancorados por alguns estudos acadêmicos sobre o gênero.

O editor e professor Henrique Magalhães diz que um dos principais objetivos da Marca de Fantasia é dar oportunidades aos novos autores brasileiros, privilegiando os trabalhos experimentais e revelando valores, além de criar um intercâmbio com a produção independente de outros países. A editora tem uma produção totalmente artesanal, com pequenas tiragens progressivas, mas sem abrir mão da boa qualidade gráfica. Entre as décadas de 1970 e 1990, publicou vários exemplares da revista Maria, além de fanzines de histórias em quadrinhos brasileiras e uma tese sobre o modo de produção desse segmento em países como França e Portugal, em comparação com os trabalhos de autores nacionais.

Em seu catálogo, a Marca de Fantasia apresenta toda a sua coleção e propostas editoriais, que têm como meta “a criação de uma bibliografia sobre os quadrinhos, o humor e outras expressões da cultura pop”. Nesse contexto está a obra de Wellington Srbek “O riso que liberta ou As origens da caricatura”, um estudo aprofundado sobre o gênero humorístico que foi sua tese de doutorado.

Outros títulos

Biografix, uma das coleções da Marca de Fantasia, resgata o trabalho de vários mestres do humor gráfico, entre eles “Lugares in-comuns”, do cartunista Jaguar. O livro foi lançado originalmente pela Codecri em 1979, período fértil da imprensa alternativa.

Já o fanzine Top! Top! dedica capa ao cearense Klévisson Viana, um contador de histórias que também é poeta popular, cartunista, editor e um grande entusiasta da literatura de cordel, paixão herdada do pai. A edição também faz menção ao trabalho de Anita Costa Prado e Ronaldo Mendes, autores de “Katita: tiras sem preconceito”, vencedores do Prêmio Ângelo Agostini em duas categorias: melhor roteirista, para Anita, e melhor álbum lançado em 2006.