ABI está viva! E forte!


30/01/2023


Por Marcelo Auler, conselheiro da ABI

 

Como bem definiu o presidente da entidade, Octávio Costa, a “Associação Brasileira de Imprensa – ABI está viva. E forte”. A Assembleia Geral Extraordinária convocada para a manhã desta segunda-feira (30/01) não atingiu o quórum necessário para sua instalação, o que impossibilitou mais uma vez que se debatesse a mudança do Estatuto. Mas mostrou a força da centenária Casa do Jornalista, ao reunir presencial e virtualmente 180 sócios.

Para dar início ao encontro em  segunda convocação (Art. 25 do Estatuto) seria preciso reunir 233 associados. Ou seja, faltaram apenas 53 associados para se atingir o quórum. Paradoxalmente, fomos vítimas da nossa força, na medida em que o alto comparecimento exigido deve-se ao elevado número de associados em dia com a tesouraria: 698.

Em abril de 2022, quando da eleição que elegeu a atual diretoria, gozavam do direito a voto cerca de  700 associados. E vale lembrar que esse número, muito superior à média de sócios  registrada na história recente da entidade, resultou de uma ampla mobilização das duas chapas que disputaram o pleito.

E há que se considerar dois fatos importantes. O primeiro é que reunimos quase três vezes mais do que na vez anterior em que tentamos uma assembléia de mudança de estatuto, no final de 2021. E o segundo é que se conseguiu esse quórum numa segunda-feira pela manhã, o que demonstra o comprometimento do quadro associativo com a entidade. Mas, atendendo às sugestões de muitos deles, vamos alterar esse horário para a futura convocação.

Decorridos nove meses, apesar de colegas que apoiaram a outra chapa terem se afastado da entidade, insatisfeitos com o resultado das eleições, conseguimos recompor o quadro. Trouxemos novos sócios de diversos pontos do país, continuando o esforço de nacionalizar a ABI, e também mobilizamos antigos sócios que, atraídos pela revitalização da entidade, decidiram retornar, acertando sua situação na tesouraria.

Isso coroa o trabalho que vem sendo feito. Não apenas a mobilização política, com o destaque da ABI  no cenário nacional. O presidente da ABI e vários conselheiros da entidade, por exemplo, foram convidados a integrar o Governo de Transição que ajudou a montar a plataforma política que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende implantar na área da comunicação social.

É fruto também dos acertos administrativos e financeiros que estão sendo realizados pela diretoria que assumiu  em maio de 2022. Acertos que permitiram, por exemplo, colocar em funcionamento o segundo elevador, negociar todos os acordos trabalhistas pendentes, acertar dívidas antigas que tinham sido esquecidas em gavetas e regularizar a situação junto à Receita Federal. Esta regularização possibilitou o acerto final com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para o recebimento das emendas parlamentares que irão viabilizar toda a reforma da parte elétrica da sede da Rua Araújo Porto Alegre.

Como lembrou o presidente Octávio Costa, o encontro de 180 associados foi mais um marco nessa gestão. Algo que não ocorria há tempos. Agora, a entidade vai permanecer mobilizada para realizar, em futuro próximo, uma nova assembleia para aprovar as mudanças no estatuto que estão sendo debatidas há anos e que é uma promessa desde a campanha de 2019 do movimento ABI Luta Pela Democracia. Promessa que será cumprida, pela diretoria atual.

Conheça o Estatuto em vigor e a Proposta do Novo Estatuto, aprovada pelo Conselho Deliberativo,  clicando em Estatuto na aba Institucional.