ABI e Estadão recebem candidato do PSOL


28/08/2008


                                                                                                         Aline Sá

 Wilson Tosta, Irany Tereza e Marcelo Beraba (à direita) sabatinam Chico Alencar (ao centro)

Nesta quinta-feira, 28, penúltimo dia de sabatina com os candidatos a Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, realizado pelo Estadão no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI, foi a vez de o Deputado federal Chico Alencar (PSOL) responder às perguntas dos jornalistas Marcelo Bereba, Irany Tereza e Wilson Tosta, de internautas e da platéia.

O candidato disse que pretende fazer uma gestão em que haja união entre o cidadão e a Prefeitura:
— Pretendo promover um choque de poder público com participação cidadã, garantindo a presença da Prefeitura nos espaços privatizados ou abandonados e propiciando a participação popular no poder local. Para que não haja interferência do setor privado na ação do setor público e vice-versa, quero estabelecer uma separação entre estes poderes de forma transparente e com a fiscalização democrática sobre as ações da Prefeitura e o uso dos recursos públicos, com uma auditoria rigorosa das contas municipais. Restringirei os cargos de confiança ao estritamente indispensável e aproveitarei ao máximo os servidores de carreira em cargos de Direção. A população poderá entrar em contato com a Prefeitura por meio do Conselho de Participação Popular, que será criado nas administrações regionais.

Justiça e paz

Como questão prioritária do município, Chico Alencar destacou a segurança:
— Promoverei uma articulação com forças estaduais e federais responsáveis pelo setor, para desenvolver o braço social específico da Prefeitura, com creches, centros culturais e de formação técnica nas áreas dominadas pelo tráfico ou pelas milícias e a consolidação da Guarda Municipal como defensora do patrimônio público, organizadora do trânsito e orientadora da cidadania. Como medida profilática, implementarei, nas escolas municipais e comunidades, o programa permanente Educação para a Justiça e a Paz, além da criação, em cooperação com a OAB, de centros de cidadania nas comunidades, proporcionando apoio jurídico permanente ao cidadão. Como Prefeito, quererei um assento no Gabinete de Segurança Pública.

Verba gerenciada

Sobre a saúde, o Deputado afirmou que as verbas destinadas ao setor estão sendo mal administradas:
— Realizarei auditoria das verbas do SUS no município, para fazer o balanço de sua aplicação.

No tocante à assistência à população, apresentou seu plano:
— Tenho como prioridade a implantação de um programa de promoção da saúde com base na prevenção, destacando o combate aos vetores transmissores de doenças infectocontagiosas — como a dengue — e a integração dos sistemas escolar e de saúde, de modo a prover assistência médica aos alunos e a educação para a saúde. O período de trabalho das emergências passará para 24 horas nos postos, a começar pelas áreas mais pobres, suprindo a carência de funcionários com a realização de concurso público para contratação urgente de pessoal especializado. É necessário, como alicerce do desenvolvimento deste setor, um fortalecimento do programa completo de Médico da Família, especialmente nas regiões negligenciadas pelo Governo.

A educação foi novamente abordada com ênfase em projetos para ampliação do acesso ao serviço-base pelos cariocas:
— Serão aplicados, no mínimo, 25% do orçamento do município, conforme determinado pela Constituição, para suscitar a expansão da rede pública de creches e educação infantil. Para um melhor rendimento das turmas e dos professores, se faz necessária a redução do número de alunos por sala de aula e a ampliação da rede, através de reformas das escolas existentes e construção de novas unidades. Sou contra o sistema de aprovação automática; portanto, solicitarei a revogação das resoluções administrativas que o impuseram e implementarei projetos político-pedagógicos — de ensino, aprendizagem, avaliação — formulados com a participação das comunidades envolvidas, com eleição direta dos Diretores e Conselhos das escolas. Para motivar o bom trabalho dos professores, e em função da importância de seu papel para a sociedade como um todo, tenho a consciência de que o educador tem de ser valorizado, através de um plano de carreira unificado (professores e funcionários administrativos) que incentive a permanência na profissão e a formação continuada; e da realização de concurso público após a convocação dos profissionais já aprovados, uma vez que está em falta a figura do professor nas escolas municipais. Integrar rede pública a uma política conscientizada de esporte é outra proposta.

Desemprego

Sobre o problema do desemprego e da desordem provocada pelo excesso de camelôs nas ruas, disse Chico Alencar:
— Quero criar uma política de regularização dessas pessoas, com o cadastramento de ambulantes e a criação de novas áreas públicas para o comércio informal. Para fomentar a inserção no mercado de trabalho, projetos de qualificação profissional e cidadã de base familiar serão incrementados.

Moradia e favelização foram os temas que fecharam o debate:
— O Estado está com uma defasagem de 100 mil moradias — afirmou o candidato do PSOL. — Meu objetivo é criar parcerias com a Caixa Econômica Federal, com o BNDES e o Ministério das Cidades e realizar reparos com o Programa Favela-bairro. Pretendo chegar a dois terços desta meta ao fim do mandato. Revitalizar a zona portuária também contribui para a moradia; é inaceitável a ociosidade desta região.

Nesta sexta-feira, 29, às 11h, Jandira Feghali, candidata do PC do B, encerra a série de sabatinas do Estadão na ABI.

A série:

Sabatina na ABI recebe candidata do DEM
Candidato do Partido Verde sabatinado na ABI
Estadão recebe candidato do PMDB na ABI
Candidato do PT na sabatina do Estadão na ABI
Sabatina do Estadão na ABI começa com Senador