ABI e ACI repudiam ameaças contra jornalistas em Fortaleza (Ce)


21/02/2022


A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação Cearense de Imprensa (ACI) se somam às entidades que repudiam a atitude do deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) de instigar manifestantes a agredirem jornalistas da TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo) no exercício das suas atividades, nesta segunda-feira (21/02).

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) divulgaram a seguinte nota:

Sindjorce e FENAJ repudiam atitude do deputado Delegado Cavalcante de instigar manifestantes contra jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm, publicamente, repudiar a atitude do deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB), de instigar manifestantes em um ato de protesto contra o aumento de tarifas de internet em Fortaleza a intimidar profissionais da imprensa que estavam realizando cobertura jornalística.

O Sindjorce e a FENAJ alertam para o perigo das intimidações aos profissionais que visam, invariavelmente, cercear a liberdade da informação jornalística. A crítica, muitas vezes legítima, não pode ser confundida com um pretenso “direito à violência”, ainda que verbal.

Sindicato e FENAJ prestam sua solidariedade aos profissionais e conclamam a sociedade a repudiar toda e qualquer forma de agressão aos jornalistas. Cidadãos e cidadãs têm direito à informação e o Jornalismo é a atividade profissional por excelência que torna efetivo esse direito.

➡️ Saiba mais: https://tinyurl.com/2p8btvbz

 

Veja video com as ameaças: https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2022/02/21/deputado-bolsonarista-e-flagrado-instigando-ataque-a-afiliada-da-rede-globo-em-fortaleza.html