Sindicato do DF veta cobertura no Alvorada


07/07/2020


Imagem: Reprodução

*URGENTE: Sindicato dos Jornalistas do DF oficia empresas para suspenderem já a cobertura presencial no Palácio do Planalto*

 

Imagens e denúncias que chegaram ao SJPDF comprovam que o presidente da República, positivo para a COVID 19, *colocou em risco os jornalistas e as equipes* ao fazer o anúncio. Por que o presidente não solicitou que um médico o fizesse?

 

E qual será a postura daqui para frente? *Já estamos oficiando as empresas jornalísticas* para que suspendam a cobertura presencial no Palácio. Também solicitamos às empresas que *testem e afastem todos os profissionais que estiveram expostos*, nos últimos 10 dias, às coberturas que tiveram contato com o presidente da República e quaisquer membros do Executivo.

 

Além disso, também vamos cobrar do Ministério das Comunicações para que seja mantida a divulgação de informações do Poder Executivo *sem expor jornalistas a risco* em entrevistas coletivas presenciais, incluindo as dos ministros, que devem passar a dar coletivas de forma virtual.

 

Ademais, informamos que, *caso haja teste positivo* em jornalistas, com a possibilidade dada a partir de tais contatos, não descartamos acionar o presidente da República na Justiça.

 

*Diretoria do SJPDF*