ABI comemora 108 anos e saúda o Dia do Jornalista


06/04/2016


          Nota Oficial

 Na data em que se comemora o Dia do Jornalista, a Associação Brasileira de Imprensa presta sua homenagem a cada profissional dos diferentes veículos de comunicação pelo papel que desempenha no exercício, aperfeiçoamento, e consolidação da liberdade de expressão, um dos pilares do Estado de Direito.

A ABI orgulha-se de se ter mantido fiel aos princípios que inspiraram sua criação, em 1908, e nortearam sua atuação ao longo da História.

A Entidade criada pelo visionário Gustavo de Lacerda jamais se deixou seduzir e arrastar pelas paixões do momento, mantendo-se sempre vigilante na defesa dos direitos fundamentais do regime democrático.

Apesar das imensas dificuldades enfrentadas pelo País, a ABI manifesta sua confiança na capacidade da sociedade brasileira em superar os graves problemas que tanto nos afligem.

A Casa de Barbosa Lima Sobrinho, Prudente de Morais e Herbert Moses sustenta que o reencontro dos caminhos de convivência política e social só poderão ser alcançados, nos dias de hoje, através da decantação das emoções e construção de consensos neste momento particularmente delicado da vida nacional.

Domingos Meirelles

Presidente da ABI

 

Comemorações

A ABI promoverá hoje, a partir das 18h, o relançamento do Cine ABI como parte das comemorações do Dia do Jornalista e do aniversário de fundação da entidade. A abertura da programação incluirá a apresentação de 23 traillers de filmes que serão exibidos ao longo do ano. Haverá também uma homenagem ao cineasta Fábio Barreto diretor de O Quadrilho, o Rei do Rio, e Índia, a filha do Sol e Lula, o filho do Brasil. O Quadrilho concorreu, em 1996, ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Fábio sofreu grave acidente de trânsito e encontra-se em estado de coma há cinco anos. A cerimônia contará ainda com a presença, entre outras personalidades do mundo do cinema, como Nelson Pereira dos Santos, o produtor Luís Carlos Barreto, e o diretor Bruno Barreto, pai e irmão do homenageado.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012