ABI aplaude filme sobre Roberto Marinho


18/11/2011


Com uma edição caprichada de imagens e depoimentos inéditos sobre o personagem central, o DVD “Roberto Marinho, o senhor do seu tempo”, de Rozane Braga e Demerval Netto, é um documento que contribui para que a opinião pública conheça as várias faces do protagonista. Entre elas a do homem determinado nas suas convicções políticas e o empreendedor visionário que levou as Organizações Globo a liderar o mercado de mídia no Brasil.
 
 
Exibido em sessão especial para sócios e convidados da ABI, na noite desta quinta-feira, 17 de novembro, o documentário empolgou a platéia que esteve presente no Auditório Oscar Guanabarino, localizado no 9º andar do edifício-sede da Casa do Jornalista, no Centro do Rio.
 
 
Empolgada com o resultado do trabalho, a diretora Rozane Braga falou sobre o impacto que o filme vem provocando nas platéias onde vem sendo exibido e da satisfação na realização do projeto, que faz parte de uma série de preservação de memória, que a produtora FBL vem realizando há dez anos
— É uma série apolítica que abrange vários segmentos da sociedade. Na hora que a gente resolveu que ia falar do segmento jornalismo e comunicação, verificamos que o ícone dessa área era o Dr. Roberto. A partir daí ficou fácil. Entramos em contato com a família, que nos deram autorização e então passamos a mergulhar na vida dele para que pudéssemos entender o homem, o mito, o profissional e o empreendedor, disse a diretora.
 
 
Segundo Rozane Braga, durante a pesquisa foi possível verificar que o Dr. Roberto participou de todos os grandes acontecimentos no Brasil no seu período de maturidade de vida. E o filme mostra isso, que ele, como afirma a diretora, “não foi um coadjuvante, foi um personagem ativo em todas as decisões políticas e empresariais”. Para a diretora uma das coisas que mais a impressionou na sua pesquisa foi conhecer a forma como Roberto Marinho tomava suas decisões, com que trabalhava ou delegava tarefas:
— Era uma forma muito interessante, o Dr. Roberto era uma figura que nos deixou apaixonados no decorrer do documentário. Nós tivemos muita lição de vida com a figura dele quando mergulhamos na sua vida, principalmente sob o aspecto do empreendedorismo. Ele era um empreendedor nato.
 
 
A equipe do filme “Roberto Marinho, o senhor do seu tempo” foi a primeira que teve acesso ao casarão de estilo colonial do empresário no bairro do Cosme Velho, para filmar o seu interior:
— O mais impressionante é que parece que ele vive ali até hoje. A sensação de que a gente tem é de que ele vai chegar do trabalho a qualquer momento. Para nós foi interessante poder conversar com os empregados, ver como o Dr. Roberto era na intimidade, conhecer sobre os seus hábitos, o contato com o mordomo Edgar que mantém uma grande admiração pelo ex-patrão. Aliás, todos os que trabalham na casa têm uma admiração muito profunda por ele. O comentário unânime entre eles é de que era uma pessoa muito solícita e a boa maneira como ele os tratava também foi ressaltada, disse Rozane.
 
 
Do ponto de vista pessoal, Rozane Braga disse que descobrir a intimidade do Dr. Roberto Marinho, o homem por trás do mito, foi uma coisa muito interessante. Esse ingrediente, segundo a diretora, tem sido um dos responsáveis pelo grande retorno de público que o filme está conquistando. “Roberto Marinho, o senhor do seu tempo” é atualmente o DVD mais vendido nas livrarias, já foi exibido em 126 países, e nesse momento está sendo mostrado em circuitos universitários, para estudantes de jornalismo e em outras unidades de ensino, com muito boa repercussão. 
 
 
Figura polêmica
 
 
“Roberto Marinho era uma figura polêmica, mas ao mesmo tempo uma pessoa querida”, disse Rozana Braga, acrescentando que hoje tem muito pouca coisa a ser dita sobre ele que não foi comentada no documentário, que ele considera totalmente isento de qualquer influência da Rede Globo, por meio do qual agente consegue entender um pouco a História do Brasil e do jornalismo, através dos olhos do Dr. Roberto.
 
 
Com depoimentos de familiares, do jornalista Argeu Afonso, Boni e outras pessoas que trabalharam com Roberto Marinho, o DVD destaca a trajetória empresarial de sucesso do fundador das Organizações Globo, desde o seu trabalho na Redação do jornal O Globo até a fundação da Rede Globo de Televisão, nos anos 60.
 
O documentário traz como curiosidade a intervenção de Roberto Marinho em momentos políticos históricos do Brasil, como a campanha que promoveu pela Rádio Globo em oposição a Getúlio Vargas. O filme aborda o momento mais agudo do anti-getulismo do Dr. Roberto Marinho, da sua parceria com Carlos Lacerda (logo depois do atentado que sofreu) na cruzada que acabou levando à derrubada do então Presidente da República, na forma trágica do seu suicídio, em agosto de 1954.
 
 
Sobre esse período, o DVD não se absteve do comentário, de Roberto Irineu Marinho, de que esse foi um momento difícil, porque a população, que venerava Getúlio Vargas, da mesma maneira que fez com a Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda, voltou-se contra o Globo: “Ali ele aprendeu e se tornou mais amigo do Governo”, afirmou o filho do empresário.
 
 
Curioso também foi o comportamento de Carlos Lacerda, destacado no documentário, que de aliado passou a opositor de Roberto Marinho, porque este não apoiou as suas ambições de vir a se tornar Presidente da República. 
 
 
O filme é também muito esclarecedor sobre vários aspectos polêmicos que envolvem a vida do Dr. Roberto. Como os motivos que o levaram a apoiar o golpe militar de 1964, pois estava convicto, assim como maioria da elite empresarial do Brasil, de que João Goulart pretendia implantar no país “uma ditadura socialista”.
 
 
Nesse contexto, o DVD mostra o trânsito que Roberto Marinho tinha com o Governo da ditadura, apesar de condenar a censura e abrigar na Redação do seu jornal jornalistas que eram acusados de comunistas. Questões mais polêmicas, como a CPI que, no início da TV Globo, levou ao rompimento com o grupo norte-americano Time Life, também estão presentes no vídeo.
 
 
O documentário aborda também a oposição de Roberto Marinho a Leonel Brizola, e a rixa que o ex-Governador teve com o empresário a partir do caso da Proconsult, nas eleições para o Governo do Rio, em 1982, quando este acusou a TV Globo de estar por trás de um golpe para impedir a sua eleição.
 
 
Outro ponto polêmico envolvendo Roberto Marinho que o documentário apresenta é o caso da campanha para Presidência da República, em 1989, disputada na reta final por Lula e Collor, que gerou o famoso episódio da edição do último debate entre os dois candidatos — muito favorável ao então jovem fenômeno de Alagoas.
 
 
Transmitida pelo “Jornal Nacional”, a edição do debate, completamente prejudicial a Lula, juntamente com outros fatos explorados pela mídia, acabou influenciando o resultado do pleito dando a vitória ao candidato que tinha a simpatia do Dr. Roberto, confirmada em declaração de João Roberto Marinho, que no caso era Fernando Collor de Mello, que venceu a eleição no segundo turno.
 
 
O documentário “Roberto Marinho — senhor do seu tempo” é o sétimo da série “Os grandes brasileiros”. O primeiro foi sobre o jornalista Barbosa Lima Sobrinho, depois vieram Tancredo Neves, Darcy Ribeiro, Ziraldo, José Sarney e o jornalista e pesquisador e Conselheiro da ABI, Sérgio Cabral.  Segundo Rozane Braga os próximos lançamentos serão “Portinari do Brasil”, em 2012, em seguida “Fernando Henrique e os caminhos para a democracia”.