ABI agraciada no Destaques de Turismo 2008


16/06/2008


Maurício Azêdo discursa. À mesa, Arnaldo Martins (Diretor da Revista do Turismo), Alexandre Sampaio, Nilo Félix, Antônio Pedro Mello, Modesto Lopes e Francisco Seixas da Costa

 Paulo Senise e Maurício Azêdo

Em função da celebração de seu centenário, a Associação Brasileira de Imprensa recebeu Menção Especial na solenidade de entrega do Prêmio Destaques de Turismo, da Revista do Turismo, que em 2008 chegou à 17ª edição. A cerimônia, seguida de um coquetel, foi realizada no Centro de Convenções da Firjan, na Avenida Graça Aranha, no Centro do Rio de Janeiro. 

Ao agradecer a homenagem, o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, ressaltou a contribuição que a entidade ofereceu ao fomento do turismo desde a década de 30, por meio do apoio que emprestou ao Presidente do Touring Clube do Brasil, Berilo Neves, que teve atuação destacada nesse campo, com iniciativas pioneiras de sinalização turística da cidade, com setas especialmente criadas para indicar os pontos mais relevantes do Rio. Berilo Neves foi também o responsável pela implementação do sistema de assistência aos motoristas com socorro mecânico e reboque, uma novidade naquele tempo.

       Francisco Seixas e Modesto

Maurício Azêdo ressaltou também o apoio dado pela ABI à criação e consolidação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, que teve entre seus idealizadores um eminente sócio, Booz Belfort de Oliveira, cuja forte atuação dotou a Abrajet do prestígio que ela merecia.

O Presidente da ABI prestou ainda homenagem ao professor Hélio Alonso, criador da Facha, pela contribuição dada à formação de jornalistas profissionais, entre os quais muitos que hoje desfrutam de grande prestígio. Também foi lembrada a contribuição de Hélio Alonso na preparação de candidatos ao vestibular de Direito, nos anos 50 e 60, quando o curso por ele criado alcançou grande renome, pois aprovando 80% das vagas postas em disputa. 

Outra homenagem foi ao Embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Costa e os jornalistas Arnaldo Martins — Diretor da Revista do Turismo —, Gilson Campos, Luiz Carlos Pugialli e Ronaldo Rosas, que foi o âncora da solenidade de premiação. 

  • O agradecimento de Hélio Alonso