Abertas as inscrições do Prêmio Vladimir Herzog


04/07/2011


Estarão abertas até o dia 3 de setembro, às 23h59, as inscrições para o 33º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que premia profissionais e veículos de comunicação que tenham se destacado pela produção de reportagens que estimulem a defesa da cidadania e dos direitos humanos. Os trabalhos inscritos deverão ter sido publicados ou apresentados ao público entre 2 de setembro de 2010 e 2 de setembro de 2011.
 
 
O prêmio é dividido nas seguintes categorias: Artes (quadrinhos, cartuns, charges, caricaturas); Jornal; Revista; Rádio; Televisão (Documentário) e/ou Televisão Telejornalismo; Fotografia; Internet e site de notícias. Este ano haverá também uma premiação extra para o tema “Saneamento básico”.
 
 
O Prêmio Valdimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi lançado em 1979, quatro anos após o assassinato do jornalista, em 25 de outubro de 1975, por agentes do DOI-Codi, em um quartel do Exército, em São Paulo.
 
 
À época, o principal objetivo do prêmio — criado pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, com parceria da família Herzog, ABI, OAB e outras entidades voltadas para a democracia — foi estimular os jornalistas a produzirem reportagens denúncias sobre os abusos que eram cometidos pelo regime da ditadura militar (1964-1985).
 
 
A morte de Vladimir foi denunciada pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo com o apoio da ABI, que desmontaram a farsa armada pelo Governo que dizia que o jornalista tinha se suicidado na cela onde se encontrava preso.
 
Para inscrições e maiores informações sobre o prêmio consultar http://www.premiovladimirherzog.org.br.