A volta ao mundo para falar do clima


22/06/2012


 
A repórter Sônia Bridi e o repórter cinematográfico Paulo Zero, com quem é casada, fizeram uma viagem de seis meses por 14 países em busca de respostas para o aquecimento global. O resultado dessa maratona jornalística acabou se transformando no livro “Diário do clima ― Efeitos do aquecimento global: um relato em cinco continentes” (Globo Livros), que será lançado na segunda-feira, 25 de junho, às 19h, na livraria da Vila Higienópolis, em São Paulo.
 
 
O livro é um relato dos bastidores das viagens realizadas pelo casal ao redor do mundo, para mostrar as transformações que o planeta vem sofrendo com as mudanças climáticas:
― O livro é recheado de imagens e histórias impressionantes, e traz também o registro de momentos engraçados e as trapalhadas que sempre acontecem em uma viagem como essa, diz Sonia.
 
 
A ideia de escrever “Diário do clima” surgiu a partir da série de reportagens chamada “Terra, que tempo é esse?”, que Sonia e Paulo Zero fizeram para o “Fantástico”, da TV Globo, em 2010:
― Fizemos uma série de entrevistas com cientistas muito preparados e visitas a lugares remotos e de difícil acesso, então percebemos que tínhamos muitas histórias para contar que mesclam ciência com aventura, disse a autora.
 
 
Sonia disse que “Diário do clima” foi feito para que os autores pudessem compartilhar com o leitor as experiências vividas durante a viagem, como subir uma montanha de 5 mil metros de altura, no Peru, e a escalada para chegar ao topo do Kilimanjaro, na África, que tem cerca de 6 quilômetros de altitude:
― Queríamos mostrar os efeitos que o aquecimento global está provocando na montanha, cuja neve está desaparecendo, ficando apenas uma camada fina. Mas me espantei ao chegar ao topo, pois percebi que o cume da montanha está virando um deserto com pedaços de geleiras, afirmou Sonia.
 
 
Aventuras
 
 
Em “Diário do clima” o leitor vai encontrar relatos de grandes aventuras e alguns sustos que Sonia e Paulo passaram para colher imagens inusitadas:
― Na Groenlândia nós queríamos ver de perto o derretimento da geleira Eki, afinal esse não é um fenômeno que acontece a todo tempo. Fizemos uma pausa para fazer a imagem. Foi só o Paulo armar o tripé para apoiar a câmera escutamos um estrondo e um grande bloco de gelo veio abaixo. É uma imagem forte que eu nunca vou esquecer, disse Sônia Bridi.
 
 
A viagem proporcionou aos autores contemplar o altiplano Salar Uyuni, maior planície salgada do mundo, a 3.650 metros de altura, localizado no Sudoeste da Bolívia:
― No Salar Uyuni nos deparamos com paisagens deslumbrantes, como o vôo de flamingos que é uma cena indescritível. Só mesmo indo lá para ver, declarou Sônia com entusiasmo.
 
 
Um dos objetivos da empreitada de Sônia Bridi e Paulo Zero era visitar lugares bonitos que estão sendo afetados pela seca, como o Rio Negro, na Amazônia, e uma área na Austrália que antes era rica na cultura do trigo e na pecuária, mas que agora vive do cultivo de frutas secas devido ao aquecimento do clima:
― Até recentemente os antigos fazendeiros locais negavam a existência da seca, que eles encaravam como um problema que só afetava outros lugares. A seca alterou a realidade e provocou a mudança de hábitos. Mas eles ainda não conseguem perceber que se trata de um problema causado pelo aquecimento global, e se culpam pelo fracasso das colheitas. Inclusive há casos de suicídios sendo registrados, lamentou a repórter.
 
 
Em um momento que os povos discutem o futuro do planeta, a leitura de “Diário do clima” se torna um ato indispensável, pela riqueza de pontos de vista que Sônia Bridi e Paulo Zero conseguiram reunir no livro sobre as conseqüências do aquecimento global, em diferentes regiões do mundo.
 
 
Serviço
 
 
Livro: “Diário do clima ― Efeitos do aquecimento global: um relato em cinco continentes” (Globo Livros)
Data do lançamento: 25 de junho
Local: Livraria da Vila Higienópolis, na Av. Higienópolis, nº 618, São Paulo (SP)
Horário: 19h
Preço: R$ 34,00 (brochura) ― R$ 59, 90 (luxo)