A morte da rainha nas capas dos jornais britânicos


09/09/2022


Por Geraldo Cantarino,  conselheiro da ABI e membro da Comissão de Meio Ambiente,  direto de Londres

O The Times marca a ocasião com uma foto da coroação da rainha em 1953, com o texto: “Uma vida em serviço”. A última página do jornal traz uma citação da mensagem de Natal da rainha, em 1957, a primeira a ser televisionada, e que se tornou uma tradição nos anos seguintes: “Não posso conduzi-lo à batalha. Não lhe dou leis e nem administro a justiça, mas posso fazer outra coisa: posso dar meu coração e minha devoção a todas essas antigas ilhas e a todos os povos de nossa fraternidade de nações.”

“Nossos corações estão partidos”, diz o Daily Mail com um retrato de 1952 da rainha, quando ela era princesa. “Como encontrar as palavras?” pergunta a colunista do jornal Sarah Vine. “Nossa dor é uma centena de emoções diferentes, todas difíceis de entender.”

O Daily Telegraph destaca a mensagem de condolências da própria rainha às famílias das vítimas dos ataques de 11 de setembro, em Nova York: “A dor do luto é o preço que pagamos por amar alguém”. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez referência ao comentário em sua homenagem à rainha e lembrou como ela se solidarizou com os EUA em seus “dias mais sombrios”.

O The Guardian optou por uma foto da rainha do início do reinado. O clássico retrato, capturado pelo fotógrafo britânico Sir Cecil Beaton, registra a rainha com a coroa e o cetro na coroação.

O Daily Mirror optou por uma foto mais recente da rainha, mostrando seu famoso perfil. O jornal decidiu não usar nenhuma manchete, apenas dizer “Obrigado”.

O jornal The Sun escolheu um retrato em preto e branco da rainha com um sorriso pensativo. “Nós amamos você”, diz o texto.

O i também usa uma foto da coroação e informa que o país entra agora em um período de 10 dias de luto pela morte da monarca, que teve o reinado mais longa da história britânica.

Com uma primeira página totalmente monocromática, o Daily Express traz a seguinte manchete: “Nossa amada rainha está morta”. O jornal acrescenta que o mundo está de luto “pela perda de uma monarca verdadeiramente grande e inspiradora”.

“Você cumpriu o seu dever”, diz o Daily Star sobre a foto da coroação.