Repórter fotográfico é preso em BH


Por Cláudia Souza*

08/08/2013


 

Momento em que o fotógrafo é preso(Foto: jornal Estado de Minas)

Momento em que o fotógrafo é preso(Foto: jornal Estado de Minas)

O fotógrafo João Miranda, do jornal Estado de Minas, foi detido nesta quarta-feira, dia 7, após registrar imagens da fachada da Superintendência Administrativa de Transporte da Polícia Civil, no bairro Santa Efigênia, região leste de Belo Horizonte. A Polícia alegou que ele estaria invadindo a área de segurança.

João Miranda relatou que estava cobrindo as manifestações na Câmara dos Vereadores, a cerca de 100 metros da unidade da Polícia Civil, quando percebeu a movimentação de muitas viaturas.

— Resolvi fazer uns cliques. Mesmo estando afastado, fui abordado pelo chefe de departamento de transporte da Polícia Civil, Architon Zadra Filho, que agiu com truculência, puxou meu braço e me encaminhou para delegacia, disse o fotógrafo em entrevista ao Comunique-se.

Miranda teve o equipamento retido e ficou incomunicável em uma sala por cerca de 40 minutos.

A repórter Alessandra Mello, da editoria de política do jornal, presenciou o momento da detenção e entrou em contato com o jornal. A soltura só aconteceu após telefonemas de superiores.

— Vou registrar a ação na Corregedoria. Estou estudando com meu advogado as medidas que devo tomar, afirmou Miranda.

Em nota, a Polícia Civil dissa que o delegado Architon Zadra Filho deverá prestar esclarecimentos sobre o caso, mas que classificou o episódio como “um mal-entendido”. “A instituição informa, em primeiro lugar, que respeita a liberdade de imprensa como direito inalienável da sociedade brasileira”, diz o texto.

*Com informações do Comunique-se e R7 MG