Secretário de Segurança Pública do Rio anuncia novo comandante da PM


Por Cláudia Souza*

06/08/2013


 

Secretário de Estado de Segurança do Rio, Beltrame, apresenta novo comandante da PM ( Foto: Daniel Ramalho/Terra)

Secretário de Estado de Segurança do Rio, Beltrame, apresenta novo comandante da PM ( Foto: Daniel Ramalho/Terra)

O coronel José Luís Castro Menezes, que comandava o 1º CPA, responsável pelo policiamento de dez batalhões da capital, é o novo comandante-geral da Polícia Militar. Menezes foi escolhido pelo Secretario de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, em substituição ao coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, exonerado nessa segunda-feira, dia 5.

O novo comandante da Polícia Militar anunciou que o coronel Paulo Henrique de Moraes, atualmente ocupa a coordenadoria de Polícia Pacificadora, será o chefe do Estado Maior Operacional da corporação. Para a chefia do Estado Maior administrativo foi escolhido o coronel Ricardo Pacheco, diretor de ensino da PM. O coronel Menezes informou que outras nomeações serão anunciadas nesta quarta-feira.

O coronel Luís Castro é aspirante da turma de 1987. É graduado em História pela Universidade Gama Filho e pós graduado em trânsito. Ele é oficial da PM desde 2003, quando concluiu o Curso Superior de Polícia. O coronel já atuou como subcomandante do Batalhão de Polícia de Trânsito e também do 18º BPM, além de ter sido chefe do Centro de Instrução Especializada em Armamento e Tiro, entre 2004 e 2007. Menezes também foi comandante do 33º Batalhão (Angra dos Reis), entre 2008 e 2010.

Entre suas condecorações estão a Medalha Sangue de Heróis, a Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar no Grau Oficial e a Medalha Mérito General de Brigada José da Silva Pessoa. Menezes também possui o título honorífico no Grau Oficial da Arquiepiscopal Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores da PM.

O primeiro ato do novo comandante-geral da Polícia Militar será revogar o decreto que anistia os PMs que cometeram faltas disciplinares. A determinação havia sido assinada, na última quinta-feira, pelo então comandante da PM, coronel Erir da Costa Filho, que acabou exonerado pelo secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame.

Segundo o ex-comandante, sua decisão beneficiou 325 policiais militares punidos com até 20 dias de detenção por infrações que vão desde atrasos a falta de postura, previstas no regulamento militar. O ato, foi um dos principais motivos do desgaste entre o ex-comandante da PM e o secretário de Segurança.

A imagem do comandante Erir Ribeiro da Costa Filho começou a se desgastar após várias polêmicas, incluindo a atuação da PM durante os recentes protestos no Rio de Janeiro.

*Com informações do jornal O Globo.