Seminário sobre Tango Brasileiro e Argentino na sede da ABI


Por Igor Waltz

19/06/2013


No mês de julho, acontece na sede da Associação Brasileira de Imprensa a primeira edição do Seminário de Tango Brasileiro e Argentino. O evento gratuito tem por objetivo traçar um paralelo entre o desenvolvimento desse gênero musical nos dois países. O seminário, realizado pela Academia Nacional de Tango do Brasil, acontece todas as sextas-feiras do mês (dias 5, 12, 19 e 26), das 18h às 20h.

O tango surgiu na metade final do século XIX, da região da Bacia do Prata, nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu. Descendente de outros ritmos musicais, como a habanera, milonga e a polca, o gênero logo se difundiu pelo mundo por meio dos marinheiros, tornando-se popular no Brasil e na Europa.

O seminário vai relembrar os primeiros compositores e bailarinos, entre eles Carlos Gardel e Francisco Canaro, na Argentina, e Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha no Brasil. Também serão lembrados cantores e músicos da chamada Nova Guarda do Tango Brasileiro, como Dalva de Oliveira, Nelson Gonçalves e o pianista Maestro José Fernandes; e da Nueva Guardia del Tango Argentino, como Astor Piazzolla e Júlio Sosa.

Os interessados podem se inscrever no 11º andar da ABI, das 9h às 17h. Ao final do seminário será entregue um certificado aos participantes.

Serviço

1º Seminário de Tango Argentino

Programação

Dia 05/07 – As Origens do Tango Brasileiro

Dia 12/07 – A Nova Guarda do Tango Brasileiro

Dia 19/07 – As Origens do Tango Argentino

Dia 26/07 – A Nueva Guardia del Tango Argentino

Horário: das 18h às 20h.

Local: sede da ABI, Rua Araújo Porto Alegre, nº 71 – 9º andar – Centro, Rio de Janeiro/RJ.

Inscrições gratuitas no 11º andar da ABI.