Presidente da CBF nega elo com morte de Vlado


07/03/2013


José Maria Marin, Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) para a Copa do Mundo de 2014, afirmou nesta quinta-feira, 7, que vai processar as pessoas que o acusam de participação na prisão e morte do jornalista Vladimir Herzog. Marin afirmou que também entrará com processo contra o Deputado federal Romário, que o acusa de participação na morte de Vlado e em negócios ilícitos relacionados ao futebol.

— Há um discurso feito na Assembleia Legislativa em 1975, e que foge totalmente do assunto. Não há nenhuma relação com o nome de Vladimir Herzog. Estou com a consciência totalmente tranquila. Isso faz parte de uma intriga lançada pelo jornalista Juca Kfouri, que também vai responder na Justiça, afirmou Marin, bastante exaltado durante uma coletiva de imprensa sobre os preparativos para a Copa das Confederações, no Brasil.

Marin era deputado estadual da Arena, partido da ditadura militar, no ano em que o jornalista Vladimir Herzog foi morto nos porões da ditadura. Um discurso de 9 de outubro de 1975, divulgado pelo jornalista Juca Kfouri, revela Marin pedindo “providências para o que está acontecendo no canal 2” – no caso a TV Cultura, que era dirigido por Herzog. “Pois ou o jornalista está certo, ou o jornalista está errado. O que não pode é continuar essa omissão (…). É preciso mais do que nunca uma providência para que a tranquilidade volte a reinar nesta Casa e nos lares paulistanos”, diz um trecho do documento.

*Com Portal Terra.