Preso em GO suspeito da morte de jornalista


05/02/2013


A Polícia Civil de Goiás prendeu no último dia 2, o empresário Maurício Sampaio, ex-dirigente do clube Atlético Goianiense, apontado como o mandante do assassinato do jornalista Valério Luiz de Souza. O crime aconteceu no dia 5 de julho de 2012, por volta das 14h, quando Valério Luis entrou em seu carro logo após sair da Rádio Jornal 820 AM, localizada no Setor Serrinha, em Goiânia. Um motoqueiro se aproximou do veículo e efetuou os disparos. O jornalista chegou a ser socorrido pelo Samu, mas morreu no local.
 
De acordo com o Delegado Hellyton Carvalho, da Delegacia de Investigação de Homicídios(DIH) de Goiânia, um dos responsáveis pela investigação, a prisão de Maurício Sampaio teria sido motivada pelo depoimento de um açougueiro, que confessou ter atirado no cronista, de um policial militar, suspeito de atrapalhar as investigações, e de um funcionário de Maurício Sampaio. Os três foram presos no último dia 1º.
 
De acordo com a polícia, o ex-vice-presidente do Atlético Goianiense e a diretoria do clube teriam sido críticados por Valério Luiz em programas de rádio e de televisão. 

A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) afirmou que “a detenção de Maurício Sampaio parece confirmar a hipótese de represália contra as críticas de Valério Luiz contra os dirigentes do clube Atlético Goianiense, embora respeitando a presunção de inocência.

*Com Knight Center for Journalism, G1, Portal Terra, RSF.