RSF divulga estudo sobre imprensa brasileira


24/01/2013


A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou nesta quinta-feira, dia 24, o relatório intitulado “ Brasil: O país dos trinta Berlusconi – Desequilíbrios mediáticos do gigante sul-americano”. O estudo inédito, que reúne em 28 páginas informações sobre a liberdade de imprensa no País, foi realizado no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, no mês de novembro último, sob a coordenação do Diretor da RSF nas Américas, Benoit Hervieu. 
 
O documento abrange o crescimento da violência no País, o monopólio dos meios de comunicação e a censura na internet. 

 “O Brasil possui um panorama midiático pouco modificado trinta anos após a ditadura militar (1964-1985), uma espécie de país dos 30 Bersluconi. Afora uma dezena de grupos que dividem o monopólio da informação, principalmente no eixo Rio-São Paulo, o país conta com múltiplos meios de comunicação regionais, fragilizados pela extrema dependência em relação aos grandes centros de poder nos estados. Uma tutela que afeta diretamente a independência da imprensa” ressalta a organização.
 
De acordo com a RSF, o Brasil apresenta um nível de concentração de mídia que “contrasta totalmente com o potencial de seu território e a extrema diversidade de sua sociedade civil”.
 
Para a ONG, um dos problemas endêmicos do setor da informação no País é a figura do magnata da imprensa, que “está na origem da grande dependência da mídia em relação aos centros de poder”.
 
“Dez principais grupos econômicos, de origem familiar, continuam repartindo o mercado da comunicação de massas”, aponta o relatório, que observa que “o colosso parece ter permanecido impávido no que diz respeito ao pluralismo, um quarto de século depois da volta da democracia”.
 
-O país conta com uma profusão de meios de comunicação regionais, fragilizados devido à sua extrema dependência para com os centros de poder dos distintos estados. Quer a imprensa escrita quer a mídia audiovisual se mantêm sob a tutela financeira das instituições ou organismos públicos, afirmou Benoit Hervieu. 
 
Violência
 
O estudo destacou o assassinato no Brasil de onze jornalistas e blogueiros em 2012, situando o País na quinta posição entre as regiões mais violentas para o exercício da profissão.
 
Para a RSF, a violência se une à censura, em especial na internet, como o fechamento de blogs durante as eleições municipais de 2012.
 
A organização fez referência ainda a Fábio José Silva Coelho, preso pela Polícia Federal em setembro último, a pedido do candidato a Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal.
 
Na conclusão do relatório, a RSF recomenda, entre outras medidas, a reforma da legislação sobre a propriedade de grandes grupos de comunicação, o financiamento com publicidade oficial, a melhoria da atribuição de frequências audiovisuais para favorecer os meios de comunicação e um novo sistema de sanções que não inclua o fechamento de mídias ou páginas.
 
-No plano legislativo, a questão de uma nova lei de imprensa mobiliza tanto como divide, desde a revogação da lei de 9 de fevereiro de 1967, herdada do regime militar, que castigava com a cadeia os jornalistas recalcitrantes e impunha aos conteúdos editados ou difundidos um controle prévio, observa Benoit Hervieu.
 
*Com AFP, G1, Terra, Portal Imprensa.