Preso mais um suspeito de ataque a jornalista


05/11/2012


A polícia da Bolívia prendeu o quarto suspeito de atear fogo no corpo do jornalista Fernando Vidal, proprietário e diretor da Rádio Popular, do povoado de Yacuiba. O ataque aconteceu no último dia 29, quando o jornalista entrevistava duas mulheres que denunciavam casos de corrupção na fronteira com a Argentina.
 
Segundo a polícia, quatro pessoas usando máscaras invadiram a rádio, jogaram gasolina e atearam fogo no corpo de Vidal, que sofreu queimaduras de terceiro grau na cabeça, no peito, na barriga e nos braços.
 
Poucas horas após o ataque, a polícia prendeu três suspeitos com base no depoimento de testemunhas que anotaram o número da placa do veículo utilizado na fuga dos criminosos.
 
De acordo com o Ministério Público, existem indícios suficientes para relacionar os suspeitos ao ataque. Eles estão sendo acusados pelos crimes de invasão de propriedade, lesão corporal grave e tentativa de homicídio, informou o jornal La Razón.
 
Segundo o blog Jornalismo nas Américas, Vidal teria afirmado, após o ataque, que os criminosos estariam associados ao Movimento ao Socialismo (MAS). Já o filho de Vidal, Esteban Farfán, suspeita que o crime tenha sido praticado por líderes locais.
 
Em entrevista à CNN, um policial disse que as investigações seguem em curso e que ainda é cedo para afirmar se existe um mandante por trás do atentado contra o jornalista.
 
*Com Knight Center for Journalism e BBC Mundo.