Estadão e USP criam acervo sobre corrupção


01/11/2012


O jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a Universidade de São Paulo(USP), disponibiliza em seu site a partir desta quinta-feira, dia 1, uma biblioteca digital com artigos e notícias sobre corrupção. O projeto denominado Corrupteca foi desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo(Nupps-USP) e conta com o Acervo Digital do Estadão, que reúne notícias relativas ao tema desde 1875.
 
O objetivo do serviço é ampliar a pesquisa e o debate sobre a corrupção e o impacto nas políticas públicas. A Corrupteca oferece cerca de 100 mil textos sobre corrupção extraídos de periódicos de 63 países.
 
—Em uma única ferramenta de busca encontramos informação e produção científica sobre distintas práticas da corrupção, em diferentes épocas, diz Giovanni Eldasi, pesquisador brasileiro responsável pelo desenvolvimento tecnológico do projeto.
 
Para o diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, a proposta do Nupps foi aceita de imediato por estar alinhada aos objetivos do acervo do jornal, cuja digitalização colocou conteúdos históricos à disposição do País.