Skype ameaça sigilo de jornalista, diz revista


22/08/2012


O alerta foi feito pela revista norte-americana The Wire, especializada em mídia, informando que a mudança na política do serviço de comunicação digital Skype ameaça o jornalismo investigativo.

De acordo com a publicação “jornalistas investigativos enfrentam outro obstáculo após mudança na política do Skype (serviço de telefone, vídeo e mensagens)”. A informação é do jornal Sunday Times.

 
Em seu comentário The Wire lembra que muitos jornalistas aprovam o Skype IM (serviço de mensagens), porque usa software criptografado que não pode ser interceptado. Mas alertou que, a partir de agora, “o gigante das comunicações (referindo-se ao Skype) pode armazenar bate-papos por 30 dias. A revista chama atenção para o fato de o Skype ter confirmado que vai informar a autoridades dados de mensagens quando considerar “apropriado”.
 
 
Além de apresentar várias sugestões que considera legítimas para preservar a segurança dos jornalistas contra o Skype, a revista sugere que os profissionais criem contas sem informar seus dados pessoais, e usar um sistema de mensagens mais seguro.
 
 
* Com informações do Portal Imprensa.