PUC debate a ditadura e sedia Caravana da Anistia


14/08/2012


A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o projeto Memória Aberta de Buenos Aires e a Coalisão Internacional de Sítios de Consciência promovem a partir das 19h desta terça-feira, 14, até o dia 17, a Conferência Internacional Memória: América Latina em Perspectiva Internacional e Comparada, no Auditório RDC da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ). No encerramento será realizada a 61ª Caravana da Anistia, que apreciará cerca de cinco pedidos de anistia política de cidadãos perseguidos entre 1946 e 1988.
 
Após a cerimônia de abertura, será promovido o painel “Memória, Ética e Transformação”, com Doudou Diène, perito independente da ONU para Costa do Marfim e ex-relator especial sobre formas contemporâneas de discriminação racial, xenofobia e intolerância.
Em seguida, serão lançados seis livros, dentre os quais “68 – A Geração que queria mudar o mundo”, financiado pelo projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia, e “Poemas Quebrados do Cárcere”, de Gilney Viana.  /DIV>

 
Na quarta-feira, dia 15, às 17h30, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, falam sobre o tema “Memorial da Anistia Política e Políticas de Memória do Ministério da Justiça”.
 
Na quinta-feira, 16, às 9h, será realizado o painel “Comparando iniciativas de memória no cenário internacional”, com Mandy Sanger, do Museu do Sexto Distrito da África do Sul; Maurice Politi, do Núcleo de Preservação da Memória Política de São Paulo; Maja Cecen, da Fundação B92 da Sérvia.
 
Às 11h30, está previsto o debate “Comparando iniciativas de memória na América Latina”, com Katia Filippini, do Memorial da Resistência do Brasil; Valéria Barbuto, do Memoria Abierta de Buenos Aires, e Narvaez Vargas, da Associação Caminhos da Memoria do Peru.
 
À tarde, será exibido o filme “Repare Bem”, da atriz e diretora portuguesa Maria de Medeiros, que conta a história de uma família perseguida pela ditadura e exilada na Itália.
 
Na sexta-feira, 17,  a conferência de encerramento analisará “O papel da memória na atual agenda de Direitos Humanos”, com Patrícia Valdez, da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência.
 
O evento gratuito não requer inscrição prévia e será transmitido pela internet. A programação completa está disponibilizada no endereço  http://www.jur.puc-rio.br/ndh/.

*Com ascom PUC.