Fotógrafos debatem sobre a profissão na ABI


24/01/2012


Um grupo de fotojornalistas esteve na tarde desta terça-feira, 24 de janeiro, na sede da ABI, para debater melhorias nas condições de trabalho. O encontro reuniu profissionais do Globo, Estadão, O Dia e de agências fotográficas.
 
O coordenador de fotografia do UOL, Júlio Cesar Guimarães, disse ao ABI Online que o principal objetivo do encontro seria discutir propostas que serão encaminhadas à Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc), para que a entidade fique atualizada com as demandas atuais do exercício do fotojornalismo:
— Vamos discutir a relação dos repórteres-fotográficos com tecnologia, novas mídias, internet banda larga, entre outras questões importantes para que os fotógrafos possam se qualificar e melhorar a sua capacidade de trabalhar, disse Guimarães.
 
Fernando Soutello, da agência AGIF, disse que muitas vezes a Arfoc fica um pouco distante da realidade que os fotógrafos enfrentam no dia a dia. Por isso, o debate é uma boa oportunidade para que os profissionais estejam mais próximos da associação:
— Ninguém melhor do que nós que estamos atuando diariamente com a fotografia, para ajudar a identificar os pontos positivos e negativos relativos à cobertura fotográfica, declarou Soutello.
 
Wagner Méier, repórter-fotográfico da agência Foto Arena, disse achar positivo que os próprios profissionais de fotojornalismo se interessem em debater sobre as suas necessidades:
— Acho muito bom esse encontro, porque demonstra o interesse de quem se dedica ao fotojornalismo, e se une em prol de melhorias nas coberturas diárias de grandes eventos. Estamos reunidos aqui para discutir a melhor forma de organização da categoria dos repórteres-fotográficos, afirmou Wagner.