Jornal inglês é acusado de grampo ilegal


06/07/2011


A cada dia fica mais complicada a reputação do tablóide britânico News of The World, acusado de grampear os telefones de parentes das vítimas dos atentados que ocorreram no metrô de Londres, em 7 de julho de 2005. Na verdade, a acusação de que o jornal fazia o monitoramento de conversas telefônicas surgiu em 2006.
 
 
O caso ganhou repercussão nesta primeira semana de julho, por causa da denúncia de que um detetive particular que trabalha para o veículo teria grampeado o celular da adolescente Milly Dowler, que desapareceu em 2002, aos 13 anos de idade, e mais tarde foi encontrada morta.
 
 
De acordo com a BBC, há também acusações de que o News supostamente pagou à polícia britânica em troca de informações. A suspeita surgiu depois que os proprietários do jornal passaram às autoridades e-mails que indicariam que a autorização do pagamento teria partido do editor Andy Coulson.
 
 
Em 2007, Coulson pediu demissão do News, depois que o repórter Clive Goodman e o detetive Glenn Mulcaire foram condenados pela Justiça britânica acusados de grampearem telefones de membros da Família Real.
 
 
No começo deste ano, Andy Coulson renunciou ao cargo de porta-voz do Primeiro-Ministro David Cameron, no momento em que começaram a aparecer denúncias contra jornalistas do News, que teriam tentado invadir telefones de celebridades e políticos britânicos. Há suspeitas inclusive de que o tablóide tenha grampeado os telefones do casal Kate e Gerry MaCann, pais da menina Madeleine que desapareceu em Portugal, em 2007.
 
nbsp;
Os escândalos dos grampos telefônicos provocaram a pressão pela demissão de Rebekah Brooks, ex-editora do News e atualmente executiva-chefe da News International, divisão responsável pelos jornais britânicos da News Corp.
 
 
O News of The World é o jornal dominical mais vendido na Grã-Bretanha, com uma circulação média de cerca de 2,8 milhões de exemplares. O tablóide pertence ao Grupo News Corporation (News Corp.), cujo proprietário é o magnata da mídia Rupert Murdoc.
 
 
* Com informações da BBC Brasil.