RSF denuncia morte de jornalista em RN


27/06/2011


A ONG Repórteres Sem Fronteiras(RSF) divulgou comunicado em repúdio ao assassinato do jornalista e blogueiro Ednaldo Figueira, 36 anos, no dia 15 de junho, em Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. Ednaldo foi morto com seis tiros saída do trabalho. Os disparos teriam sido feitos por três desconhecidos que circulavam em uma motocicleta. 

Fundador e proprietário do diário O Serrano e colaborador do blog Serra do Mel (http://www.serradomel-rn.com), Ednaldo era Presidente municipal do Partido dos Trabalhadores(PT), e conhecido como principal opositor do Prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
 
Segundo a nota do RSF, o jornalista teria publicado recentemente uma reportagem sobre a gestão do orçamento municipal.
 
O Presidente do PT do Rio Grande do Norte, Eraldo Paiva, informou ao Diário de Natal que o jornalista vinha recebendo ameaças, e anunciou a abertura de uma comissão de investigação para atuar no caso.
 
“O contexto de sérias tensões políticas constatado em Serra do Mel leva a privilegiar a pista política. No entanto, ter um blog e tratar do tema sensível que é a corrupção constitui um risco no Brasil, como já demonstrou em março deste ano o atentado de que escapou com vida Ricardo Gama, no Rio de Janeiro. Será fundamental, nesse novo caso, que o conjunto da classe política local se mobilize pela averiguação da verdade, em nome da defesa das liberdades e do debate democrático”, disse em nota a ONG Repórteres sem Fronteiras.
 
A organização relembrou ainda “a forte presença na região do crime organizado, o qual poderia estar por trás desse assassinato, tendo em conta o modo operatório.”
 
O Brasil já contabiliza dois jornalistas assassinados desde o início de 2011. Luciano Leitão Pedrosa, funcionário da Rádio Metropolitana FM e apresentador de um programa no canal local TV Vitória, foi morto no dia 9 de abril, em no Pernambuco.
 
Valério Nascimento, proprietário e diretor do jornal Panorama Geral, foi morto em 3 de maio, no estado do Rio de Janeiro. 

*Com informações da RSF.