Morre o jornalista Sidnei Basile


16/03/2011


O jornalista Sidnei Basile, Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Abril, morreu nesta quarta-feira, 16  de março, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Desde o final de 2010 ele lutava contra um tumor no cérebro.
 
Com 64 anos e 43 de profissão, Sidnei atuava também como conselheiro do WWF-Brazil (World Wildlife Foundation), do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e do Instituto Akatu para o Consumo Consciente. Além disso, era Vice-Presidente do Comitê de Liberdade de Expressão da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP/IAPA). 
 
Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e sociólogo graduado pelo Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Sidnei foi diretor-superintendente da Unidade de Negócios Exame, da Editora Abril. No jornalismo, trabalhou na  Folha de S.Paulo e na Gazeta Mercantil. Atuou ainda no Citibank e na Burson Marsteller.
nbsp;
Com sua vasta experiência na área, Sidnei Basile sempre foi uma referência no jornalismo econômico. Ele  foi professor da Fundação Cásper Líbero durante anos e é autor do livro Elementos de Jornalismo Econômico, publicado em 2002, e que está na bibliografia obrigatória daqueles que pretendem ingressar na área.
 
Sidnei deixa a esposa, Beth, os filhos e as noras Alexandre e Renata, Juliano e Viviane, Felipe e Maila, e os netos Lucas e Thales. Deixa também uma imensa saudade em todos os que tiveram o prazer de conviver com ele.
O velório acontece nesta quinta-feira, dia 17, a partir das 9h, no Cemitério Gethsêmani, Praça da Ressurreição, nº 1, em São Paulo. O sepultamento está marcado para as 12h.