Paulo Bernardo assume pasta das Comunicações


03/01/2011


O ex-Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, tomou posse na tarde desta segunda-feira, dia 3, em cerimônia em Brasília, no cargo de Ministro das Comunicações. Entre os desafios da pasta, o projeto relacionado ao novo marco regulatório das Comunicações e a implantação do Plano Nacional da Banda Larga. “Para o fortalecimento das Comunicações, não posso omitir a necessidade do marco regulatório. Não se trata da revisão de direitos arduamente conquistados de liberdade de expressão. É uma garantia da pluralidade da informação”, disse o ministro.
 
Ao ser empossado, Paulo Bernardo afirmou que vai garantir o avanço do setor para atender à forte demanda do País. “As comunicações são a chave para o desenvolvimento de um país. No caso do Brasil, precisamos discutir o setor com vistas à Copa do Mundo e às Olimpíadas. Além destes eventos, temos uma crescente classe média que vai demandar cada vez mais os serviços”.
 
Paulo Bernardo também reafirmou o compromisso de implementar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), para internet, e o Plano Geral de Metas de Universalização, para a telefonia fixa. E ainda de manter o diálogo com as rádios comunitárias e de expandir a TV digital.

Durante a solenidade, o Ministro anunciou a criação da Secretaria da Inclusão Social, vinculada ao seu ministério, que terá a função de manter e ampliar as políticas adotadas no Governo Lula.
 
Ex-bancário de 58 anos, Paulo Bernardo foi eleito três vezes Deputado federal pelo Paraná, foi Secretário de Fazenda do Estado do Mato Grosso do Sul, e do município de Londrina(PR), e Ministro do Planejamento do Governo Lula.
 
*Com agências e Portal Terra.