ABI saúda os 103 anos de Niemeyer


15/12/2010


O arquiteto Oscar Niemeyer, que completa 103 anos nesta quarta-feira, dia 15, festejou o aniversário inaugurando a nova sede da Fundação Oscar Niemeyer, integrante do conjunto arquitetônico Caminho Niemeyer, em Niterói.
 
Acompanhado da mulher Vera Lúcia, Niemeyer chegou ao local numa cadeira de rodas e saudou as centenas de pessoas que prestigiaram a inauguração, entre parentes, amigos e autoridades:
—Os amigos vieram me ver, tudo isto é muito bom, uma compensação do meu trabalho. Estamos em um ano em que o povo brasileiro pode sorrir um pouco mais, porque o Lula é ligado ao povo, é correto e compreende os problemas da América Latina. Este é um momento de felicidade e entusiasmo.
 
Ao lado do Prefeito de Niterói, Jorge Roberto da Silveira, o arquiteto inaugurou o edifício projetado por ele. Uma cúpula, um espelho d’água e uma rampa curvilínea dão acesso à área de cerca de quatro mil metros quadrados que vai abrigar um centro cultural, a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades, e um espaço para o acervo do arquiteto, com esculturas, projetos, maquetes e outros trabalhos executados ao longo de sete décadas de carreira.
 
O prédio da fundação é a sexta obra do arquiteto inaugurada no Caminho Niemeyer, com cerca de 72 mil metros quadrados, que inclui o Museu de Arte Contemporânea(MAC), a Praça JK, o terminal de barcas Charitas, o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular. O projeto prevê um total de 11 edificações, que incluirá ainda o Museu Petrobras de Cinema, catedrais batista e católica, e outra flutuante.
 
A idéia do Caminho Niemeyer surgiu a partir da amizade entre o arquiteto e Jorge Roberto da Silveira, com a inauguração em 1996 do MAC, eleito pela revista Condé Nast Treveller, como uma das sete maravilhas dos tempos modernos.
 
O objetivo é estimular a arte, a cultura, o turismo e a economia de Niterói. A área se transformou em um dos cartões postais mais belos da cidade, recebendo visitantes do Brasil e do exterior.
 
Também nesta quarta-feira foi lançada a oitava edição da revista trimestral Nosso Caminho, sobre arte e cultura, editada por Niemeyer, que a concebeu nos moldes da revista Módulo, lançada por ele em 1955, extinta durante a ditadura, e que voltou a circular entre 1975 e 1989.
 
Nosso Caminho traz nesta edição artigos do ex-Presidente de Cuba, Fidel Castro e do escritor uruguaio Eduardo Galeano, além de desenhos inéditos e informações sobre os  mais recentes trabalhos do arquiteto.
 
O grande nome da arquitetura mundial, incansável, se debruça sobre o projeto de ampliação do Sambódromo do Rio, que vai receber 17,8 mil lugares na platéia. E ainda aos projetos da Biblioteca dos Países Árabes e da América Latina, na Argélia; ao Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada, nos Açores; ao Porto da Música, em Rosário, na Argentina; à catedral de Cristo Rei em Belo Horizonte, à reforma do prédio da Brhama, no Sambódromo carioca; ao aquário do Complexo Educacional e Turístico de Búzios, na Região dos Lagos, e a um templo católico em Itaipava, região serrana do Rio.
 
—O trabalho me distrai. Quando vou fazer um projeto passo horas pensando nele. Fiz agora um aquário. É o primeiro projetado dentro d’água. Para mim não é sacrifício. Cada problema que aparece é um esforço para resolver, e me agrada muito que eu ainda  consiga resolver, disse Niemeyer.
 
Nos últimos meses o arquiteto foi submetido a duas cirurgias para a retirada de um cálculo da vesícula e um tumor no intestino. Internado durante 24 dias, Niemeyer não perdeu o bom humor e compôs o samba “Tranquilo com a Vida”, em parceria com o enfermeiro Caio Almeida, que deu início à melodia, posteriormente finalizada pelo músico Eduardo Krieger.
 
Fiel à defesa das liberdades e ao ideário comunista, Niemeyer descreve na música a fala de um homem simples, morador de favela, que se preocupa com as injustiças sociais e sonha com a igualdade. 
 DIV>

O aniversário do arquiteto também está sendo festejado na cidade espanhola de Avilés, nas Astúrias, com a inauguração, nesta quarta-feira, 15, do Centro Niemeyer, grandioso espaço cultural onde será lançado o novo programa de educação e cultura das Nações Unidas, cuja sede, em Nova York, também foi projetada por Niemeyer, há mais de seis décadas.
 
A ABI, através de seu Presidente Maurício Azêdo, saudou os 103 anos do arquiteto com mensagem com o seguinte teor:
 
“É com grande alegria que a ABI lhe manda um abraço carinhoso pela passagem de seu aniversário, que o encontra lúcido, no esplendor da criatividade e firme na defesa do ideal de justiça social. Em nome de seus amigos e admiradores, Maurício Azêdo, Presidente.”
 
Veja a íntegra da letra de “Tranqüilo com a Vida”
(Oscar Niemeyer/Caio Almeida/Eduardo Krieger)
 
“Hoje em dia minha vida vai ser diferente
Calça de pijama, camisa listrada, sandália no pé
Andar pela praia vou fazer toda manhã
E até moça bonita vai ter se Deus quiser
 
Vou parar nos cafés pra ouvir historinhas
Coisas da vida que um dia vão ter que mudar
Quero ser mulato que sabe a verdade
E que ao lado dos pobres prefere ficar
 
E assim vou eu
Tranqüilo com a vida
À espera da noite já solta no ar
Como um manto de estrelas com que se anuncia
E se multiplica nas águas do mar
 
Da minha favela eu olho os grãos-finos
Morando na praia, de frente pro mar
Não devemos culpá-los
São prestigiados
Que um dia entre nós vão voltar a morar”