Premiação do Projeto Redação 2010 na ABI


01/10/2010


A cerimônia de premiação do Projeto Redação 2010, promovido pela Folha Dirigida, em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).
 
O Projeto Redação 2010 tem por objetivo incentivar a leitura e o desenvolvimento da escrita entre os alunos do Ensino Médio da rede estadual de todo o estado, que são convidados a participar escrevendo uma redação. Cada escola define o tema e, após avaliar os trabalhos, seleciona a melhor redação, que é enviada para a SEEDUC.  
 
Na etapa seguinte, a Folha Dirigida publica um livro com as redações selecionadas. Na edição 2010 foram reunidas 175 redações. Além de estrelarem como co-autores na publicação, os participantes recebem quatro exemplares da obra e encaminham um deles à sua unidade escolar.
 
Presente à solenidade, o Sub-Secretário de Gestão da Rede e de Ensino, Antônio José Vieira de Paiva Neto, ressaltou a importância do estímulo à leitura e à escrita no ensino escolar:
—Um país de leitores é um país que avança muito mais para a cidadania e para a convivência em sociedade. Um dos nossos desafios é fazer com que o aluno tenha um trabalho pedagógico baseado na escrita e na leitura, fundamentais para a formação do jovem no século 21.
 
A coordenadora do projeto, professora Maria Gisela Cersósimo, sublinhou a abordagem dos alunos nos diversos temas desenvolvidos nas redações:
— A SEEDUC sugere que cada escola determine o tema. Surgem, assim, assuntos diversos. Violência, meio ambiente, bulling e direitos da mulher figuram entre os mais citados. Na edição 2010, o tema eleições apareceu em maior número. Vale lembrar que alguns participantes desenvolvem seus textos no formato de poesia. Uma experiência muito rica.
 
O Projeto Redação edita ainda um livro especial com redações de alunos de escolas particulares, federais e municipais. Três estudantes da rede estadual têm seus textos publicados também neste livro.
 
Os vencedores deste ano foram Maria Júlia, do Colégio Estadual Rainha Vitória, do Rio de Janeiro, Roger Acosta Godoy, do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, de Teresópolis, e Mariane Caetano da Silva, do Colégio Estadual Almirante Barão de Tefé, do Rio de Janeiro.