ABI é contra perseguição a jornal de MG


24/11/2010


A ABI encaminhou mensagem ao Prefeito Gustavo Prandini, do município mineiro de João Monlevade, lamentando o tratamento discriminatório que ele vem dando ao jornal A Notícia, cujo proprietário é o empresário Márcio Passos e o editor o jornalista Breno Eustáquio.
 
 
O jornal passou a sofrer retaliações por parte da Prefeitura, depois de publicar uma edição especial relatando a impugnação do Prefeito Gustavo Prandini na última eleição e o seu afastamento do cargo imposto pela Justiça eleitoral, sob a acusação de improbidade administrativa. A Notícia é um semanário que circula às sextas-feiras, mas a edição extra saiu num sábado e se esgotou em menos de seis horas.
 
 
O Prefeito recorreu da decisão e, apoiado em uma liminar do TRE, voltou ao cargo e passou então a perseguir o jornal. Uma das medidas adotadas por ele é que A Notícia e a Gráfica Nina deixem a área pública onde construíram suas sedes, com autorização da própria Prefeitura.
 
 
Destacando a sua atuação na defesa da liberdade de imprensa e de expressão, a ABI diz ao Prefeito Gustavo Prandini que considera lamentável que a A Notícia esteja sendo discriminada por causa do bom jornalismo que pratica de maneira independente.
 
 

Veja a seguir a íntegra da mensagem da ABI:
 
 
 
 “Senhor Prefeito Gustavo Prandini,

Dedicada à defesa da liberdade de imprensa e de expressão desde a sua fundação, em 7 de abril de 1908, a Associação Brasileira de Imprensa lamenta o tratamento discriminatório, com característica de perseguição, dispensado por Vossa Excelência ao jornal A Notícia, dessa cidade, em represália à forma independente como esse combativo periódico relata fatos relacionados com a sua gestão à frente da administração do Município de João Monlevade.

 
Desse teor persecutório e antidemocrático é prova a iniciativa de Vossa Excelência de ajuizar ação de reintegração de posse de terreno cedido à empresa editora de A Notícia sob a forma de cessão ou permissão de uso, porquanto só esta, dentre 268 cessionários ou permissionários, foi alcançada por medida dessa natureza.

Como Vossa Excelência foi eleito por uma agremiação politica que se afirma no plano nacional por sua ética e seu compromisso com o regime democrático, a Associação Brasileira de Imprensa apela a Vossa Excelência para que
proceda à retificação de seu comportamento em relação a

A Notícia, que pratica com competência e retidão um jornalismo que honra a imprensa do interior de Minas Gerais e do País. Peço-lhe que aceite as expressões do nosso apreço.

 
Cordialmente, Maurício Azêdo, Presidente da ABI.”/DIV>