Curso qualifica para cobertura de eleições


06/09/2010


As eleições legislativas na Venezuela estão marcadas para o dia 26 de setembro. Em preparação para o evento, 40 jornalistas venezuelanos participaram do curso gratuito “Cobertura Eleitoral e Democracia”, oferecido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em parceria com o Centro Carter e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD).
Ministrado pela jornalista colombiana María Teresa Ronderos, o curso tem por objetivo auxiliar os jornalistas na cobertura das eleições. O conteúdo foi desenvolvido para que os profissionais de imprensa direcionem a cobertura a partir dos interesses dos cidadãos, e não dos políticos, contribuam para a liberdade e legitimidade do processo eleitoral, utilizem as pesquisas de opinião de forma correta, e auxiliem os eleitores na compreensão dos programas dos candidatos. A metodologia abrangeu atividades presenciais e online.
 
—Este curso sobre cobertura eleitoral deu aos participantes uma variedade de instrumentos para fazer o trabalho de forma mais original, investigativa, audaz e útil, destacou Maria Teresa Ronderos.

Dos 40 profissionais de imprensa selecionados, 20 foram aprovados e receberam um certificado do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

“Cobertura Eleitoral e Democracia” é um dos cursos oferecidos em língua espanhola pelo Centro Knight como parte de seu programa de educação à distância, que inclui aulas de capacitação em inglês e português.

*Com informações do Knight Center of Journalism.