Time Warner compra TV do presidente do Chile


25/08/2010


O grupo norte-americano Time Warner anunciou, nesta quarta-feira, 25 de agosto, a compra do canal de televisão Chilevisión, que pertence ao Presidente do Chile, Sebastían Piñera. A conclusão do negócio será realizada por meio da Turner Broadcasting System (TBS), mas ainda depende da liberação das autoridades de concorrência. A operação foi estimada em US$ 140 milhões, pela imprensa chilena. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Assim que a operação for confirmada a cadeia será operada pela Turner Broadcasting System Latin America, uma divisão da TBS dirigida por Juan Carlos Urdaneta, conforme divulgou a Time Warner, que assumiu o compromisso de manter a equipe do grupo chileno.

Por meio de um comunicado distribuído para a imprensa, a Presidente da filial chilena da Time Warner, Louise Sams, falou sobre a operação: ’Turner Broadcasting System fechou acordo para comprar a Chilevisión, a rede aberta mais rentável do Chile e uma dos líderes do setor”, informou, acrescentando que o grupo considera a Chilevisión “um canal muito bem administrado que alcançou excelentes níveis de audiência, rentabilidade e renda de propaganda”.

Conforme divulgou a Folha de S. Paulo, assumindo o controle da Chilevisión a Time Warner passa a ter uma participação pontual no mercado de radiodifusão chileno e “reforça a sua posição de liderança em toda a América Latina”, além de ampliar seu crescimento de oferta de canais e negócios internacionais.

A venda da Chilevisión está relacionada com a promessa do atual Presidente Sebastían Piñera de se desfazer de parte de suas participações em negócios, como fez com os 26% que detinha na empresa aérea LAN.

Sebastían Piñera é dono de uma fortuna estimada em US$ 2,3 bilhões, segundo a revista Forbes. Embora tenha se desligado de vários outros negócios, ainda mantém ações no clube esportivo Colo Colo, o qual reluta em vender.

* Com informações da Folha de S.Paulo.