Folha Dirigida comemora 25 anos


13/08/2010


Em uma festa marcada pela emoção e pelas presenças de figuras de destaque em vários segmentos, o Grupo Folha Dirigida comemorou seus 25 anos em um jantar no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O evento ocorreu na última quinta-feira, dia 12, e reuniu cerca de 800 convidados.
 
No início da solenidade, a plateia assistiu a um vídeo sobre a trajetória do jornal que, de 1985 até hoje, saltou dos 6 mil exemplares, da primeira edição, para os cerca de 2 milhões atuais, em todo o país. As edições, que chegavam a apenas 150 bancas no início da trajetória do grupo, hoje alcançam cerca de 32 mil.
O vídeo também mostrou a ampliação do foco editorial. Inicialmente criado como um jornal de concursos, o Grupo Folha Dirigida, hoje, disponibiliza no mercado publicações que têm como proposta uma cobertura permanente nas áreas de Educação, Trabalho, Turismo e fortalecimento da Cidadania. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na figura de seu Presidente, Maurício Azêdo, marcou presença na comemoração dos 25 anos do Grupo Folha Dirigida.
 
Em seu discurso, o jornalista destacou a perseverança e o talento como aspectos fundamentais para o grupo transformar-se em um poderoso instrumento de comunicação que, hoje, atinge 2 milhões de leitores por mês:
— A ABI se sente muito gratificada em poder participar desta solenidade que marca os 25 anos do Grupo Folha Dirigida e do idealismo do companheiro Adolfo Martins, disse o Presidente.
Outras personalidades, como os acadêmicos Arnaldo Niskier e Murilo Mello Filho, da Academia Brasileira de Letras, prestigiaram a festa, assim como diversas autoridades, entre elas, o ministro do Turismo, Luiz Barretto. Ele destacou a contribuição que o grupo Folha Dirigida, por meio das publicações Folha do Turismo e Mercado & Eventos, traz ao debate das políticas públicas e questões primordiais para o setor:
— Ter uma imprensa segmentada, especializada, que nos ajuda no dia-a-dia não só a divulgar questões importantes do Turismo brasileiro, mas, também, que coloca questões relevantes para em debate, é fundamental, salientou Luiz Barreto.
Outro ministro de estado que deixou sua mensagem sobre a trajetória do Grupo Folha Dirigida foi Carlos Lupi, titular da pasta do Trabalho e Emprego. Ao falar do jornal, ele destacou a linha editorial que, ao divulgar sistematicamente informações sobre concursos públicos, tem possibilitado maior qualificação dos quadros de órgãos oficiais:
— A Folha Dirigida é um jornal independente, que mostra cada vez mais a importância do serviço público, do servidor público e do Estado, frisou o ministro do Trabalho e Emprego.
A festa também reuniu diversas autoridades da área de Educação, a qual a Folha Dirigida também se dedica. Entre elas, estão, o professor Cícero Rodrigues, que representou o ministro da Educação, Fernando Haddad; o presidente da Academia Brasileira de Educação, Carlos Alberto Serpa de Oliveira; o Presidente da Academia Brasileira de Medicina, Pietro Novellino; além de reitores, dirigentes educacionais, pesquisadores, políticos e outras figuras de destaque no setor.
O jornalista Adolfo Martins, Presidente do Grupo Folha Dirigida, em um discurso de saudação e agradecimento, lembrou que um dos pilares do jornal para alcançar a evolução que teve nos últimos 25 anos:
— O mais importante em nossa organização, desde o primeiro dia, não tem sido conquistar vitórias. O fundamental tem sido a forma como conseguimos estas vitórias, salientou Adolfo Martins, ao falar sobre o compromisso ético que tem pautado a atuação do Grupo Folha Dirigida.