Circulação de jornais cresce no país


27/07/2010


A circulação média de jornais cresceu 2% no primeiro semestre de 2010 no Brasil. Os dados foram revelados nesta segunda-feira, 26 de julho, pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), a partir de um levantamento com base em 94 títulos de publicações filiadas à entidade, que comparou números do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2009. Outras três publicações ficaram de fora do trabalho por não concluírem a tempo as informações necessárias com dados do mês de junho.
 
 
Segundo o IVC, entre janeiro e junho de 2010, a média de circulação dos jornais no Brasil foi de 4.255.893 exemplares por dia. O final do primeiro quadrimestre de 2010 já havia sido positivo para os jornais, com alta de 1,5%.
 
Para o Presidente executivo do IVC, Pedro Martins Silva, o resultado positivo do levantamento não foi surpresa:
— No último trimestre do ano passado, com o arrefecimento da crise econômica mundial, já era perceptível a recuperação na circulação dos jornais, afirmou.
 
Pedro Martins acrescentou que há uma possibilidade de que a Copa do Mundo na África do Sul tenha interferido negativamente na circulação dos jornais. Segundo ele, o mesmo comportamento do mercado foi verificado durante a Copa da Alemanha, em 2006:
— Em junho, registramos decréscimo considerável na circulação, com queda acentuada na venda avulsa. Foi o menor índice desde janeiro de 2008. Comportamento semelhante foi verificado em junho de 2006, o que abre a hipótese de que a Copa do Mundo tenha gerado este impacto. O volume de vendas por assinaturas não sofreu essa alteração no mesmo mês, declarou o executivo do IVC.
 
 
* Com informações do IVC.